Ana Andrade Cury é co-fundadora e Diretora Executiva do Fórum da Família Empresária. Ela abriu o FBFE Mulher 2021 e destacou o protagonismo das mulheres nos negócios, na família e em sociedade. O evento conta com a participação de outras herdeiras, acionistas e fundadoras de empresas familiares, além de cientistas, pesquisadoras e consultoras que vão abordar temas relacionados ao empoderamento feminino.
Ana Andrade Cury abriu o FBFE Mulher 2021 citando a filósofa indiana Vandana Shiva. A ativista deixou ensinamentos, que se encaixam muito bem no momento que estamos vivendo. Segundo Shiva, pelo poder, os homens se afastaram da natureza, da família e de si mesmos. As mulheres, ao contrário, voltaram seu olhar ao cuidado com o outro e aos aspectos da natureza humana.
“Assim como o ecofeminismo, a necessidade de compartilhar e colaborar são características fortemente femininas que funcionam como antídoto para a brutalidade do capital. Essa postura se revela fundamental para superarmos o atual momento de crise e incerteza” completa Ana Andrade Cury.
Dentro desse contexto, o FBFE Mulher 2021 vai apresentar um time de herdeiras e fundadoras que fazem a diferença na empresa, família e sociedade. Mulheres com sensibilidade, garra, determinação, e protagonistas em todas as esferas. Essas mulheres vão compartilhar suas histórias, experiências e estratégias que as fizeram profundas conhecedoras das questões mais essenciais à vida.
Segundo a empresária, em um ano desafiador, por conta da pandemia do novo coronavírus, a versatilidade das mulheres confirmou o quanto elas estão preparadas para assumir ou continuar exercendo papeis de liderança nas empresas ou no seio familiar. Essa constatação será um dos destaques de Élica Martins, sócia da Grant Thornton Brasil. Élica apresenta umas das mais relevantes pesquisas sobre a ascensão das mulheres em cargos de gestão no Brasil e no mundo.
Neste cenário, Ana Carolina Andrade Cury citou a trajetória da condessa Mary Von Faber-Castell, que coordena o processo de transição para a nona geração de herdeiros da empresa Faber-Castell. Em palestra exclusiva direto da Alemanha, ela compartilha as estratégias que viabilizaram a longevidade da sua organização.
A importância da atuação dos jovens herdeiros para a continuação do legado das famílias empresárias também será destaque no FBFE Mulher 2021. Para a CEO do FBFE “os herdeiros precisam ter um olhar com responsabilidade não só para os negócios, mas também para a comunidade onde estão inseridos”.
Esta questão será apresentada pela especialista Daniela de Rogatis, referência na formação e educação de jovens herdeiros. Também com este enfoque, a acionista do Grupo Votorantim, Regina Moraes, aborda o papel social das novas gerações para uma sociedade mais justa. A fundadora do Instituto Velho Amigo, contará como o olhar para o outro fez com que percebesse a escassez de iniciativas voltadas ao bem-estar dos idosos carentes.
A preocupação e o compromisso das organizações com a sociedade abrangem também a violência de gênero. No Brasil, a cada 2 segundos uma mulher sofre algum tipo de violência. “Para transformar essa realidade, Cristina Castro criou a robô Glória, uma plataforma de transformação social. Por meio dela, empreendedoras e lideranças atuam de forma colaborativa para resgatar mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social. Cristina vai apresentar detalhes desse projeto que já impactou 100 mil mulheres de forma indireta, somente em 2020”, revela Ana Andrade Cury.
Além da sensibilidade para as questões sociais, as mulheres também se diferenciam pela preocupação com a sustentabilidade humana, atuando como agentes de mudança nas relações socioeconômicas e nos valores da sociedade industrial. Dentro desta ótica, a especialista em neurociência, Flávia Lippi, vai abordar a contribuição do Ecofeminismo no fomento do empreendedorismo colaborativo, com igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres.
O contexto histórico da mulher na jornada de trabalho, as suas crenças e os papeis dela na empresa familiar serão tratados pela especialista em desenvolvimento humano e capacitação de membros familiares, Flavia Camanho. Ela faz um trabalho singular como coach de grandes líderes, entre elas, a digital influencer Silvia Braz, que também será palestrante no FBFE Mulher 2021. Considerada uma das maiores comunicadoras da atualidade, Silvia Braz vai contar como se tornou um case de sucesso em marketing digital e vendas.
Histórias inspiradoras não faltam no FBFE Mulher 2021. Em três dias de evento teremos a oportunidade de conhecer o trabalho de empresárias como a Traudi Guida, fundadora da Le Lis Blanc, que vendeu sua empresa e fundou a rede de lojas Souq. A trajetória de Silvia Furmanovich, referência em alta joalheria no país. E a atuação da acionista Thamila Zaher, representante do Grupo SEB, um dos maiores na área da educação do país.
Outras mulheres que compartilham suas trajetórias e experiências são Gabriela Baumgart, integrante da terceira geração da família Baumgart, criadora do impermeabilizante Vedacit. Mariana Moura, acionista do Grupo Baterias Moura, grande estudiosa e ativista da inclusão das mulheres nas empresas familiares. Patricia Cardim acionista e CEO da Belas Artes, que atualmente tem cinco mil alunos e 600 colaboradores. Carolina Filgueiras herdeira do grupo Emiliano, que transformou a conceituada rede hoteleira na linha de cosméticos Santa Pele, diversificando os negócios da família.
Estas mulheres bem sucedidas vão contar de que forma os projetos que desenvolveram potencializaram o Legado e o processo de Governança de suas famílias.
“Mais de que um fórum de debate, o FBFE Mulher 2021 quer ser um multiplicador dessas histórias, fazendo com que cada vez mais as mulheres assumam o protagonismo não apenas nas empresas de suas famílias, mas também na sociedade. Nestes três dias de imersão, 68 mulheres de 27 cidades de todo o Brasil, estarão trocando conhecimento, debatendo estratégias e desafios para potencializar sua contribuição no desenvolvimento da família, da carreira, da empresa e do legado familiar” completa Ana Andrade Cury.
Vamos falar de independência financeira das mulheres, de projetos e de ação! Nesse contexto, traremos a economista Francine Mendes, fundadora da plataforma Elas que Lucrem e sócia da Genial Investimentos, para explicar sobre esse processo que envolve autoconhecimento, planejamento e definição de um projeto de vida.
E para auxiliar nossas mulheres a manterem o êxito nos negócios, Nelson Cury Filho, fundador do FBFE e Fernanda Jubran, vão tratar de alguns aspectos fundamentais nesse processo. A liderança pelo exemplo, com estímulo à autonomia dos colaboradores é um deles, assim como a criação do Conselho de Família.
A dupla Miguel e Hugo Nisembaum, também trarão contribuições neste aspecto. Eles são responsáveis pelo “Mapa de Talentos”, a primeira Metodologia de Identificação e Desenvolvimento de Talentos com base na Psicologia Positiva, criada na América Latina. Miguel e Hugo vão explicar como a rotina saudável, com espaço para o bem-estar de todos, impacta positivamente nos resultados e performance das corporações.
“O sucesso e a longevidade de uma organização estão atrelados à forma como as decisões são tomadas. Todos devem ter vez e voz na definição de estratégias e ações, que serão mais assertivas, se construídas coletivamente”, concluiu Ana Andrade Cury.
TRILHAS DE CONTEÚDO
Além das nove horas de palestras com transmissão ao vivo, o FBFE Mulher 2021 conta com cinco trilhas de conteúdos específicos: “Conselho de Família e Empoderamento de Herdeiras”, “Equidade no Ambiente de Trabalho”, “Independência Financeira e Empoderamento”, “Herdeiro e Cidadão” e “Ecofeminismo”.
NOVIDADE
A partir de agora, o FBFE conta com um portal digital para você rever os conteúdos a qualquer momento e onde desejar. Assim, se por conta da rotina corrida, você perdeu algum evento ou aula ao vivo, basta acessar esta plataforma. Nela também há uma Biblioteca de Aprendizagem que permite navegar pelas categorias, explorar todos os temas de interesse e verificar quais mentores estão disponíveis.
Nenhum comentário foi deixado.