Carolina Filgueiras, herdeira do Grupo Emiliano, transformou a tradição de promover o bem-estar da rede hoteleira em uma linha de cosméticos chamada Santapele, diversificando assim os negócios da família.
Carolina Filgueiras cursou administração na FGV, época em que o pai Carlos Alberto Filgueiras estava construindo o Hotel Emiliano São Paulo. Seu sonho era que ela estudasse hotelaria na Suíça e ela atendeu o pedido do pai. Finalizado o curso, fez vários estágios em hotéis pela Europa e na Disney.
Ao voltar, era programado que Carolina Filgueiras deveria ir trabalhar junto com o pai. Todavia, os planos mudaram. Carolina, quarta filha e única menina da família, era ainda muito jovem, e resolveu trilhar um caminho independente, buscando sua voz e seu lugar, dentro de uma família tão masculina.
Resolveu morar em Los Angeles, ficando 13 anos por lá. Mas o bom filho, à casa retorna. E foi o que fez. O hotel criado pelo pai em 2001, já era um sucesso. E a Santapele, fundada também por ele em 2008, começou a ter a participação ativa de Carolina Filgueiras, mesmo com ela morando nos Estados Unidos.
Em 2012, Carolina retorna ao Brasil. A vasta experiência em bem-estar e cuidado pessoal, vivida na Califórnia, fez com que Carolina se apaixonasse por esse lifestyle e trouxesse essas tendências para a linha de cosméticos de sua família.
A Santapele era uma marca que estava dentro dos quartos do hotel, mas ainda não tinha muito destaque como marca no mercado de cosméticos. Carolina foi a responsável por dar protagonismo à marca, e transcender os limites dos hotéis. Apoiada pelos irmãos, ela resolveu começar o processo de expansão. E a marca foi para o varejo com a abertura do e-commerce próprio. “Os hóspedes queriam consumir a marca fora do hotel” completa Carolina.
O propósito de Carolina com a marca, era ter um produto de consumo consciente, que se equiparasse a qualidade e aceitação de um produto comum, como o de grandes marcar de cosméticos. Suas inspirações são a natureza, as cores, a riqueza, a Mata Atlântica.
O time da empresa hoje é composto 100% por mulheres. Todavia sem excluir o gênero masculino. Para Carolina Filguerias “as mulheres são muito profissionais e tem mais empatia e sensibilidade com o próximo. A Santapele preza o respeito com os animais, com a natureza e com o auto respeito”. A marca, que é vegana, traz produtos que têm no mínimo 90% de ingredientes naturais em suas composições.
A empresa tem tomado corpo no varejo, mas ainda é relativamente pequena considerando as demais empresas de cosméticos do mercado. Por estar dentro dos Hotéis, que recebem muitos estrangeiros, a Santapele tem uma forte penetração no exterior. A marca também dá nome aos dois Spas dos hotéis, em São Paulo e Rio de Janeiro.
“Às vezes a sociedade tem uma ideia de colocar os homens contra as mulheres. Mas meu pai foi uma referência forte e inspiradora, que atuou em minha vida de uma forma muito positiva. Um verdadeiro legado” completa Carolina Filgueiras.
Para ela, foi muito desafiador trilhar seu próprio caminho. A presença masculina sempre foi muito forte na família e ela sempre quis ter voz própria e lutou para isso. Não à toa quis morar fora para se escutar e ser escutada. Quando voltou, voltou diferente. E todas as coisas que vivenciou fora, deu uma visão ampla sobre a vida e a busca pelo seu lugar e papel.
“As mulheres não devem tentar se equiparar aos homens. As mulheres têm uma força feminina e uma forma de liderança muito peculiar, que é muito linda, intuitiva, delicada. Não se deve perder isso. O desafio é liderar potencializando essa energia feminina” finaliza Carolina Filgueiras.
Nenhum comentário foi deixado.