Thamila Zaher é acionista do Grupo SEB, um dos maiores grupos de educação do país. É graduada em direito e administração, pós-graduada em gestão de negócios pela FGV, além de ter cursado inúmeros programas sobre governança. Thamila é Diretora Executiva do grupo e faz parte do conselho do Instituto SEB.
Thamila Zaher apresentou sua palestra com foco em educação e legado, dois temas pelos quais ela tem muito apreço. Segundo Thamila, ninguém chega onde chegou se não tiver uma base sólida. A história empresarial da família dela começou há oito gerações. Thamila faz parte da nona geração de educadores, e apenas na geração de seus pais, a educação passa a ser vista como oportunidade de negócio. Um negócio que surgiu de um sonho compartilhado, uma visão de mundo, de futuro.
Com um grupo empresarial que conta com mais de sies mil colaboradores, Thamila logo percebeu que teria dois caminhos a trilhar: liderar ou conflitar a sucessão. Teve de tomar uma decisão. Os dois caminhos levariam ao mesmo resultado. Ela escolheu o caminho mais árduo, mais resiliente que era o de liderar e para isso, tinha que estar capacitada, muito bem preparada.
Quando Thamila Zaher tomou a decisão de liderar, começou a tentar entender como o mercado iria se comportar. Isso há oito anos, onde o mercado de educação ainda era pouco consolidado. Thamila capitaneou grandes mudanças estratégicas. Fez uma pesquisa de alcance internacional para entender para onde esse mercado iria, em qual contexto iria mudar, qual seria a nova demanda de mudança na educação.
Na época, descobriram questões que ainda hoje são atuais. Viram que a qualidade do mercado de educação iria melhorar, iria ficar mais maduro, que as famílias buscariam coisas diferentes, que o mercado de educação seria mais valorizado.
O mercado de educação no Brasil e da América Latina é o 3º maior mercado do mundo. Um setor de grande pujança. O mercado não aceita mais a forma de educar de há 20 anos. A nova sociedade estava mudando e o mercado também. O mercado seria mais inovador.
E então veio a pergunta: como o Grupo SEB continuaria na vanguarda da educação? Assim, tomaram a decisão, equilibrando seus valores mais fortes como criatividade, inovação, a famosa “visão de dono”, o olhar no detalhe e o know-how. Eles definitivamente sabiam, e sabem, fazer a educação.
Em 2006, entenderam que a educação passaria por modelos inovadores, global education, a educação agora seria mais global, os conceitos iriam entrar como conceitos de plataforma e de transformação digital. Foram criados modelos que não existiam até então no mercado. Além de lançarem escolas inovadoras, lançaram um modelo que era replicado e que não existia no mercado: o modelo em franquia.
Era um modelo que trazia 50 anos de história e know-how operando e gerindo educação e escolas. Construíram um legado sem deixar de se modernizar. Outra coisa que surgiu com as mudanças necessárias para o futuro, além dos modelos diferentes de educação, foi a necessidade de se crescer em conjunto.
O modelo win-win. Até então, as escolas geravam muito retorno para as escolas, mas não para quem gerava o conteúdo. A educação é um segmento que cresce. Deve-se olhar para esse dado. O crescimento conjunto é mais lucrativo. Deve haver um modelo híbrido, entre o passado e o futuro. Para se perpetuar o negócio, deve-se inovar constantemente.
Para Thamila Zaher “Daqui para frente, a inovação será mais importante ainda. Deve-se buscar tendências. Mas deve-se também perpetuar o legado, para não perder o histórico, os valores, as raízes. Os modelos do futuro, serão altamente tecnológicos e rápidos. Porém, acreditamos em modelos híbridos, trazendo o melhor do mundo, mas contextualizando, humanizando” finalizou.
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