Silvia Braz é um fenômeno. Considerada um case de sucesso em marketing digital e vendas, ela é uma das maiores comunicadoras e digital influencer da atualidade. No FBFE Mulher 2021 e empresária bateu papo com Nelson Cury Filho, fundador do FBFE e a coaching de alta performance, Flávia Camanho.
Silvia Braz é CEO de sua própria empresa. Gere uma equipe extremamente competente e determina metas para serem batidas. Apesar de glamoroso, seu trabalho exige estratégias de comunicação muito assertivas, resultados e análise de dados. É um trabalho desafiador como outro qualquer.
“Eu sou o produto da minha família. Uma família matriarcal de mulheres extremamente fortes. Sempre bebi dessa fonte da força feminina. Muito da minha trajetória para chegar até aqui se deve ao que aprendi com a minha família no passado. Não é fácil chegar até aqui sendo mulher. Diariamente precisamos fazer grandes escolhas e nos apropriar de nossos sonhos e ir lutando” destaca Silvia Braz.
Nelson Cury Filho – Como foi a sua jornada em ser o que desejava ser? Silvia Braz – Quando começamos a ocupar espaços que antes eram mais masculinos temos de gastar uma grande energia para nos colocar de uma forma digna nesse mercado, com a força que nós temos. Como co-criar com marcar, criar boas narrativas, ser realmente um canal fortíssimo de vendas com as marcas. E é o que venho fazendo nos últimos 10 anos.
Flavia Camanho –Como tudo começou? Silvia Braz – Minha família, além de ser matriarcal, era uma família de classe média. Avó, professora de francês, mãe e irmã médicas. Nada veio fácil para nós. Todavia tivemos a educação como algo muito importante. Isso seria o que modificaria nossas vidas. Desde nova eu era muito comunicativa, sempre gostei de falar e escrever e aos 15 anos comecei a escrever no jornal de Campos de Goytacazes, interior do Rio de Janeiro. Tinha uma coluna no jornal. Em dezembro trabalhava na loja de uma amiga. Gostava de ganhar meu dinheiro. Aos 18 anos entrei em direito. A faculdade foi importante porque melhorou minha capacidade argumentativa. Se não fosse uma criadora de conteúdo, faria carreira no Ministério Público. Casei-me muito nova, aos 20 anos. Tive filhos e entre os 25 e 30 anos dei uma adormecida nos meus sonhos. Estava mais dedicada aos filhos. Mas depois percebi que tinha de correr atrás dos meus sonhos. Aí, aos 30 anos, tive a sorte de ter um marido que foi extremamente companheiro e me apoiou. Além disso, contei com a minha força pessoal, pois quando comecei, o influenciador digital não era visto com bons olhos, e nem era considerado um profissional. Foram barreiras que tive de ultrapassar. Criei um blog sem grandes pretensões. Queria, como faço até hoje, mostrar a minha verdade. E, hoje em dia, com muito profissionalismo.
Flávia Camanho – Conta um pouco da relação comercial que você tem com as marcas?
Sílvia Braz – Há uma energia de co-criação. Não sou mais uma garota propaganda que recebe um produto para eu postar. O processo se inicia na contratação quando a gente alinha as nossas expectativas, me posiciono sobre o que acho do produto e quais as narrativas devemos adotar. Seja no posicionamento de marca, seja gerando vendas e para isso acontecer, precisei me profissionalizar.
Nelson Cury Filho – Como é o seu dia a dia? Silvia Braz – Sou a CEO da minha própria empresa, mas tenho uma equipe muito boa, extremamente competente. Percebi que precisava de metas para serem batidas. Necessito de uma agenda. O que vendo é super glamoroso, mas represento marcas enormes o que exige estratégias de comunicação muito assertivas. Muito trabalho. O que faz eu ajudar nas vendas de maneira marcante. Quando fecho um negócio trabalho com dados. Temos números sobre a mesa, sei o que preciso vender.É um trabalho árduo como outro qualquer. Eu fui o novo há 10 anos. Minha filha de 20 começou a criar conteúdo, olho para ela e vejo que existe uma nova linguagem. O negócio é estarmos atentos sempre. Dando o nosso melhor.
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