“Inovação é a base da sobrevivência no mundo VUCA” por Nizan Guanaes
Estrategista de comunicação e CEO da consultoria N Ideias, Nizan Guanaes disse que os empresários não podem “se apaixonar” mais pelo negócio do que pela oportunidade, mas precisam estar preparados para ter vários negócios ou diversas fases do negócio.
Empreendedores precisam se reinventar o tempo inteiro para acompanhar as profundas transformações que caracterizam o chamado mundo VUCA ( Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity), segundo o estrategista Nizan Guanaes , CEO da consultoria N Ideias, na palestra de encerramento do Family Business Innovation, realizado pelo Fórum Brasileiro da Família Empresária (FBFE)
Para Guanaes, os empresários têm uma decisão fundamental a ser tomada neste contexto de grande volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade: se serão “vivedores” ou “morredores”. “O vivedor é aquele que enfrenta o problema com perspectiva e quer viver, enquanto o morredor, na mesma circunstância, já é derrotado porque pensa para baixo”, explicou.
Para quem decidir pela primeira opção caberá “se suicidar para reencarnar” do ponto de vista empresarial, de acordo com o CEO. “Para ser vivedor é preciso fazer uma escolha: suicidar-se ou ser morto. É melhor que você se mate do ponto de vista empresarial para fazer algo novo do que os tempos e as circunstâncias te matarem”, ponderou.
Ao narrar a trajetória profissional, Guanaes contou que está na quarta “encarnação”, sendo a última ocorrida após vender o Grupo ABC, que possuía 2 mil colaboradores distribuídos em 10 prédios, e fundar a N Ideias. “Hoje, toco minha consultoria com três pessoas, eu e duas assistentes, e trabalho com operações dedicadas, em que pessoas não trabalham para mim, trabalham comigo”, pontuou.
Para se reinventar com a mudança do tempo, o empreendedor não pode ser “apaixonar” mais pelo negócio do que pela oportunidade, de acordo com Guanaes. “É preciso se preparar para ter várias vidas com vários negócios ou várias fases do seu negócio porque o tempo não vai combinar com você. Se você está em pânico, perdido ou preocupado, você está pensando certo”, disse.
Neste contexto, um business familiar precisa tanto de um fundador, aquele que tem o DNA, quanto de um sucessor, para atualizar a cultura nas sucessivas mudanças do tempo.
“Você pode olhar o seu negócio de forma totalmente diferente, sem afrontar o tempo, mas olhar sob outro aspecto. Muitas vezes é sobre como fazer a mesma coisa, de maneira completamente diferente”, declarou.
Nizan Guanaes é fundador da Consultoria N Ideias, ele é hoje estrategista de comunicação das principais marcas do Brasil. Um dos brasileiros de maior transito do mundo segundo o jornal Financial Times. Nizan é embaixador Global da UNESCO.
Nenhum comentário foi deixado.