“Identidade, propósito e felicidade nas organizações”, por John Stix
“É preciso esforçar-se para incluir os sonhos e objetivos dos colaboradores no propósito da empresa”, afirmou John Stix, criador da estratégia “I’M IN” de transformação de cultura empresarial e um dos palestrantes do Family Business Innovation 2019.
Para John Stix, a motivação dos colaboradores é ingrediente fundamental para o sucesso de uma empresa. Construir um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam confiantes é, sem dúvida, um grande desafio para os líderes de hoje. John Stix, cofundador da Fibernetics, uma das principais companhias de telecom e internet do Canadá, acredita que essa tarefa se torna mais fácil se as famílias empresárias conseguirem resgatar os motivos pelos quais seus principais negócios foram criados. “Toda empresa nasce de um sonho”, comentou o executivo no evento.
A partir de uma experiência pessoal, Stix criou uma maneira de transformar a cultura de uma empresa e promover o engajamento: o “I’M IN! – Discover your WHO for business and individuals“. Ele percebeu que, para motivar os funcionários de sua empresa, ele mesmo precisava resgatar seus sonhos e propósitos – e criar uma maneira de incluir os sonhos das outras pessoas no propósito da companhia, que, dessa forma, precisavam ser diferentes e até mais ambiciosos que os seus.
“Um empresa precisa ter sua própria identidade, uma forma de contribuir para a sociedade e a vida das pessoas”, comenta, destacando que a identidade da empresa não é – nem deve ser – uma extensão da identidade de seu criador.
John Stix explicou que os fundadores muitas vezes possuem personalidade marcante, e imprimem suas características ao negócio. E isso pode ser produtivo no início. Afinal, colocar aquela empresa em pé torna-se um sonho compartilhado por quem está ao seu lado. Mas para que essa empresa se perpetue no tempo e possa seguir em frente por várias gerações, ela terá de acolher e representar os sonhos de muitas pessoas: tanto das novas gerações da família quanto dos colaboradores que ajudarão a construí-la.
“Por isso é fundamental ouvir, descobrir os pontos fortes e fracos da organização e focar, sempre, nos pontos fortes”.
Muito tempo é utilizado pelos gestores e conselheiros com tentativas de resolver os pontos fracos da empresa, e os problemas acabam por ganhar mais atenção do que as qualidades, o potencial criativo e as contribuições que aquela empresa pode dar à sociedade. Por isso, John Stix propõe uma mudança de foco, uma cultura empresarial que valorize a realização dos sonhos de cada um, para que todos se sintam felizes, contributivos e estimulados.
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