“O Novo Código da Cultura” por José Salibi Neto
As empresas, principalmente as familiares, precisam entender sua cultura, salientou em sua palestra o escritor José Salibi Neto, cofundador da HSM, no Family Business Innovation 2019. A cultura, para ele, é o jeito como as coisas são feitas. “É difícil mudar a cultura sem trocar a educação ultrapassada de gestão por um novo modelo de negócios.”
Por meio de cases, o consultor procurou demonstrar como é possível resgatar uma empresa de um momento negativo a partir da observação do que interessa aos clientes e do entendimento da cultura empresarial. “Esse entendimento é importante para traçar estratégias que evitem problemas”, disse ele.
Mais: a cultura gerencial precisa estar alinhada com o mundo em que vivemos. Isso implica ajustes para evitar negócios que já não funcionam no mundo conectado porque insistem numa cultura ultrapassada. Para José Salibi, é importante que as empresas, principalmente as familiares, entendam e perpetuem sua cultura.

José Salibi Neto, cofundador da HSM, no Family Business Innovation 2019: “só por meio de uma cultura de aprendizado, se pode gerar inovação”
A quarta Revolução Industrial é mais abrangente e profunda do que todas as outras. Há inovações e desenvolvimentos coexistindo em diferentes áreas, como na física, biologia, robótica e inteligência artificial, nanotecnologia, entre tantos outros segmentos.
Somente bons líderes não são suficientes para manter bons negócios, pontua o palestrante. A nova teoria da gestão está sendo reescrita e os gestores precisam acompanhar a velocidade exigida pelos consumidores. Nesse ponto, é importante ser autodidata, pois não há tempo hábil para esperar que sejam criados cursos e manuais. A ousadia em aprender simultaneamente com as mudanças demandadas no negócio é uma característica que está sendo cada vez mais requisitada para os gestores.
Os CEO´s precisam reconhecer suas falhas e agir o mais rápido possível na contenção de problemas. Salibi acrescenta: “Não é preciso chegar ao ponto de quase falência para mudar. É necessário abandonar elementos moribundos e analisar o mindset dos funcionários. Estratégias certas com mindsets errados atravancam o processo.”
José Salibi Neto ressaltou que a tecnologia está impactando a vida das pessoas, e que isso também influencia no modo como elas interagem com as empresas. Se, para mudar, é preciso, primeiramente, conhecer qual é ela, se faz necessário aprender para só depois inovar. Ele encerra com uma sugestão de cultura para a atualidade: para as gestões atuais, mais do que nunca, é importante ter o mindset de entender o cliente e o que ele quer, já que, só por meio de uma cultura de aprendizado, se pode gerar inovação. As empresas precisam ter o cliente como foco.
“Não há revolução sem cultura.”
Nenhum comentário foi deixado.