Paz Ambrosy, investidora dos maiores Family Offices do mundo

Paz Ambrosy, professora da IE Business School é uma das investidoras mais influentes do Mundo. Na carteira de clientes, conta com Family Offices do Grupo Rothschild e a Unigestion. Ambrosy trabalha com famílias em diferentes oportunidades de negócios.
Paz Ambrosy é uma das palestrantes do Family Office Summit Brazil 2019, evento que reúne os maiores Single Family Offices do país. A especialista em investimentos, defende a ideia de que as famílias (líquidas ou não) precisam pensar em novas formas de investir como Private Equity, Searching Funds, Venture Capital e investimentos de alto impacto social.
A sabedoria financeira convencional indica que menos risco leva a menores retornos. Contra essa crença, a nova análise matemática, apresentada por Ambrozy, demonstra que as empresas que incorporam fatores ambientais (Environment) , sociais (Social) e de governança (Governance) – (ESG) apresentam menor volatilidade no desempenho de suas ações do que os pares no mesmo setor.
“Nos últimos anos, vimos uma enxurrada de publicações demonstrando o desempenho positivo de investimentos sustentáveis, aqueles que geram impactos sociais ou ambientais, acompanhado de retornos financeiros. Embora este seja algo bom, é necessário mais trabalho no elo primário entre ESG e risco.”(Paz Ambrosy)
Mas na prática como funciona? O DJSI, que é um indicador global de performance financeira seleciona negócios por meio de uma empresa de pesquisa independente, a RobecoSAM ( empresa de investimentos internacionais com foco específico em investimentos em sustentabilidade), realiza uma avaliação de Sustentabilidade Corporativa. Essa ação é baseada em evidências primárias e em regras, logo seleciona os melhores desempenhos.
Como verificação adicional, uma empresa só é elegível para seleção se a pontuação for pelo menos 40% mais alta no respectivo universo de índices e se estiver entre as 10% melhores empresas por setor. Para cada setor, as empresas são escolhidas pelo nível de sustentabilidade, considerando a localização geográfica e desenvolvimento do mercado.
“Por exemplo, no grupo de referência, podemos ver que a diferença entre o setor mais volátil (energia) e o menos volátil (seguro) é muito significativa (aproximadamente 47%). No entanto, se observarmos essas mesmas duas indústrias no grupo ESG, descobrimos que a volatilidade das duas indústrias é muito mais semelhante (diferença de apenas 11% em comparação com 47%). Portanto, considerar os fatores ESG ao investir em energia pode ajudar a reduzir um risco potencial significativo nesse setor.” (Paz Ambrosy)
Com a recente volatilidade nos mercados de ações globais, os investimentos em baixa são cada vez mais relevantes. Embora a análise tradicional pressuponha que menor volatilidade se traduza em retornos mais baixos, a integração de fatores ESG na decisão de investimento pode fornecer retornos ajustados ao risco superiores e é especificamente relevante para melhorar a eficiência de estratégias de investimento de baixo risco, como as seguidas pelos fundos de pensão.
“As estratégias de investimento eficientes podem ser desenvolvidas em torno de ações listadas com bom desempenho em termos de fatores ESG. Essa pesquisa pode ser útil tanto para os investidores institucionais quanto para o varejo. Isso expandirá o modelo atual para incluir horizontes de tempo ainda mais longos, controlar o tamanho e a geografia das empresas e responder por outros benchmarks de desempenho ESG além do DJSI.” (Paz Ambrosy)
Quer saber mais sobre o Family Office Summit Brazil 2019? Clique na imagem e veja a programação completa!
Nenhum comentário foi deixado.