O que fica para a próxima geração por Fernando Simões Filho
Acionista da maior empresa de logística do Brasil, Fernando Simões acredita em uma sociedade mais justa, na qual o dinheiro é meio e as pessoas são fins.
Aos 16 anos, enquanto os amigos do colégio, em Mogi das Cruzes, iam se divertir no clube após as aulas, ele passava as tardes trabalhando na empresa da família, ao lado do pai e do avô, Julio Simões, fundador da JSL, a maior empresa logística do País. “No começo foi meio a contragosto, mas, com o tempo, percebi que era um aprendizado ótimo”, afirma.
O ritmo seguiu puxado durante a faculdade de direito – trabalhava de dia e estudava à noite. Fez de tudo um pouco. Na época, a empresa era menor e se chamava Julio Simões. Mas já trilhava o caminho do sucesso. Nessa jornada empresarial, a família sempre buscou preservar valores como humildade e o jeito simples do interior de São Paulo.
O pai e o avô faziam questão da participação do herdeiro como ouvinte em reuniões importantes com grandes fornecedores, bancos e também para decisões estratégicas. Nos dez anos em que ficou na empresa da família, aprendeu a arte da negociação, a lidar com pessoas e a enfrentar os desafios financeiros.
“Foi um privilégio e um grande diferencial ter visto de perto como meu ‘vô’ e meu pai acompanhavam e tocavam o negócio. Numa carreira normal de mercado, o que vivi nesses dez anos levaria uns 30.”
Em 2010, quando a JSL abriu capital, Fernando Simões Filho assumiu uma unidade de negócios e uma cadeira no Conselho de Administração do Grupo, posição que ocupa até hoje. Dois anos depois, decidiu então que era hora de investir em seu desenvolvimento acadêmico. Saiu do Grupo com a intenção de cursar um MBA no exterior, mas terminou fazendo essa especialização aqui mesmo no Brasil, pois conheceu e se encantou pelo conceito
de negócios sociais, cunhado pelo Nobel da Paz Muhammad Yunus.
“Era o que eu queria fazer, uma combinação quase perfeita de gestão social e gestão de negócios,com foco claro no impacto”, lembra.
Nenhum comentário foi deixado.