Fundo Bemtevi: Dinheiro é meio e pessoas são fim, por Fernando Simões

Fernando Simões: Bemtevi capta recursos de investidores, põe metade do capital em aplicações de baixo risco e empresta a outra metade a negócios selecionados que tenham fins sociais.
Fernando Simões, um dos palestrantes do Family Office Summit Brazil 2019, define a Bemtevi como uma potência que impulsiona negócios justos e saudáveis onde se conectam pessoas e recursos que querem apoiar, fortalecer uma transformação social. Na visão de Simões lucro e risco são fatores que, em alguns anos, caminharão lado a lado com impacto social como intenção de retorno dos brasileiros.
“Todo investidor deveria ter esse tipo de investimento na carteira, mesmo que seja pequeno, faz toda a diferença”. (Fernando Simões)
O fundo surgiu no final de 2015, quando ele e o sócio começaram a dar os primeiros passos e fizeram contatos com empreendedores e investidores. No ano seguinte “meteram a cara” e fizeram o primeiro empréstimo, para a PanoSocial (Empresa que produz moda com matérias-primas sustentáveis, empregando como mão de obra principalmente egressos do sistema prisional). Mais tarde concederam empréstimos para mais outras três empresas: ASID, Flavia Aranha e Acreditar.
Quem são?
ASID
Surgiu no ano de 2008 com o propósito de unir empresas, voluntários, instituições e pessoas com deficiência para construir uma sociedade inclusiva. A meta da instituição é impactar 10 milhões de pessoas até 2025.
Flávia Aranha
Marca de roupa que adota técnicas sustentáveis de tingimento natural. O empréstimo feito permitiu que a empresa pudesse equipar o seu “núcleo de coloração vegetal”, para fazer o tingimento em larga escala sem depender de fornecedores terceirizados.
Acreditar
Atua com concessão de microcrédito produtivo e educação financeira para famílias que não estão no sistema financeiro. Essa é uma premissa que vale para todos os Negócios Sociais. A ideia é impactar ainda mais a sociedade!
Fernando Simões levantou uma questão muito importante. No Brasil há um volume grande de investimentos em renda fixa e se apenas 1% deste valor fosse aplicado em negócios sociais, criaria um terreno muito fértil para o setor. Por isso o empreendedor acredita o quão importante é divulgar e disseminar o conceito de negócios sociais, para que haja maior empreendimentos aptos a receber investimentos.
“Meu sonho é que no futuro próximo esse tipo de negócio, se torne um setor econômico tão importante quantos outros mais tradicionais. E que isso ajude a criar uma sociedade em que as pessoas são o fim e o dinheiro é meio, não o contrário.” (Fernando Simões)
Bemtevi em 2019
- Mais de 100 Negócios analisados
- 7 Negócios Sociais apoiados
- 51 investidores(as)
- 10 empréstimos
- Mais de 80 indicadores de impacto acordados
- R$ 960 mil emprestados
- 4 clientes de consultoria
Saiba mais sobre Fernando Simões
Fernando, hoje com 31 anos, é filho do atual presidente da JSL, Fernando Simões, e neto do patriarca português Júlio Simões (já falecido), que iniciou uma vitoriosa carreira empresarial em Mogi das Cruzes, onde permanece a sede da empresa de logística, uma das maiores do País. Bacharel em Direito, Fernando Filho começou a trabalhar na empresa da família aos 16 anos, de onde se afastou da operação em 2013, mas continua como conselheiro da JSL. Simões Filho bacharel em direito, Certificado em Ciências Holísticas e Economia para a Transição pela Schumacher College e Certificado em Negócios Sociais pela ESPM e Yunus Social Business e MBA na Fundação Dom Cabral.
Saiba mais sobre este es outros assuntos acessando ao nosso site : Fórum Brasileiro da Família Empresária – FBFE.
Nenhum comentário foi deixado.