“Case TruckPad: empreendedorismo digital em Family Business” por Carlos Mira
Após trabalhar por 35 anos na transportadora da família e decidir vender a sua participação, Carlos Mira, fundou a TruckPad, plataforma de conexão entre caminhoneiros e cargas na América Latina.
O objetivo da TruckPad era desenvolver um modelo de negócios parecido com o da norte-americana Uber, mas voltado para o mundo dos caminhões, no segmento de transporte de cargas. Enquanto trabalhava como presidente de uma empresa tradicional, Carlos Mira, fundador da startup TruckPad, tinha a sensação de estar perdendo algo, pois percebia que os modelos de negócios avançavam para uma nova economia.
“Eu me joguei no penhasco, dei um salto de fé e larguei tudo para trás”, contou o empreendedor, ao apresentar case da empresa no quarto dia do evento Family Business Innovation.
Mira falou sobre a TruckPad, que é a maior plataforma de conexão entre caminhoneiros e cargas na América Latina, vencedora do Plug and Play Tech Center Winter Expo, no Vale do Silício, como “a startup mais inovadora do mundo” em 2014. Hoje, a TruckPad é uma rede com mais de 426 mil motoristas cadastrados e 12 mil transportadoras, somando 1,2 milhão de downloads.
Mira fundou a startup em julho de 2012, após trabalhar por 35 anos na transportadora da família. Ele vendeu sua participação para empreender em um novo modelo de negócio, com o objetivo de desenvolver uma solução parecida com a da Uber para o mundo dos caminhões, pois na época enfrentava dificuldade em localizar e contratar caminhoneiros para o transporte de cargas.
Nessa jornada, Mira enfrentou desconfiança sobre a viabilidade do negócio. Havia uma percepção de que a startup não iria para frente porque os caminhoneiros não usavam smartphone. Perseverante, ele decidiu insistir na ideia e rodou as estradas para apresentar a sua solução disruptiva, que elimina o atravessador – responsável por cobrar de 10% a 30% de comissão –, unindo o caminhoneiro à transportadora, ao operador logístico ou à indústria.
O aplicativo é direcionado tanto para caminhoneiros, que antes desperdiçavam tempo e dinheiro na dependência de agenciadores para conseguir cargas, quanto para transportadoras, que não conseguiam encontrar motoristas de maneira eficiente. O app é gratuito para caminhoneiros, mas as transportadoras pagam, seja por meio de assinatura mensal ou de um porcentual sobre a encomenda.
Carlos Mira tem mais de 35 anos de experiência no setor de logística e transportes, foi CEO das empresas de sua família. Fundador da TruckPad, que venceu o Plug and Play Tech Center Winter Expo no Vale do Silício, como “a startup mais inovadora do mundo”.
Nenhum comentário foi deixado.