FBFE BH 2019: venda da empresa familiar e estruturação do family office
O evento contou com a palestra de Celso Colombo Neto, responsável pelo processo de venda da empresa Piraquê, que pertencia a sua família. Rafael Rocha apresentou o case Grupo SEB de Chaim Zaher e Mariane Pinhão, da PK Advogados, fechou o evento falando “Como Estruturar um Family Office.”
FBFE BH 2019: A abertura ficou por conta do fundador do Fórum Brasileiro da Família Empresária-FBFE e especialista no desenvolvimento da família empresária, Nelson Cury Filho. Para ele os Family Offices estão se tornando cada vez mais sofisticados e engajados. Com a chegada das novas gerações aos negócios, os investimentos com visão de longo prazo são uma tendência de mercado. Assim como financiamentos de startups, compra de ativos estressados e co-investimentos com outras famílias. “As empresas familiares são o motor do Brasil”, enfatiza.
“Essa nova geração está atenta ao crescimento das desigualdades socioeconômicas, as mudanças climáticas e ao impacto que seus negócios geram na sociedade. Herdará nas próximas décadas cerca de US$ 30 trilhões de dólares e como consequência, terá uma grande responsabilidade social e poder de mudança.” (Nelson Cury Filho)
Celso Colombo Neto, filho do fundador da Piraquê, uma das marcas de alimentos mais famosas do país , falou sobre a venda da empresa da família pelo valor 1,55 bilhão de reais, comprada pela gigante cearense, a M. Dias Branco. Celso citou também a venda da Malt-O-Meal, fundada por John S. Campbell em Owatonna em 1919. A marca cresceu e se tornou um dos principais fabricantes de cereais do país.
“Às vezes, a magnitude da venda se torna um problema para a identidade de uma família, principalmente se o preço de aquisição se tornar público”, ressalta.
Rafael Rocha, Gerente Nacional da Sphere falou sobre a transição de família empresária para família investidora, além de trazer o case de sucesso do Grupo SEB, Sistema Educacional Brasileiro, fundado e administrado por Chaim Zaher. Libanês, nascido em Beirute, Zaher veio para o Brasil ainda pequeno. Aqui no país foi mascate, vendeu doces e trabalhou como bedel de escola. Hoje o grupo investe em educação e possui 260 escolas, entre próprias e parceiras, atendendo um total de 130 mil alunos e com uma receita de R$ 800 milhões.
Segundo Rafael, o grupo vai expandir seu modelo de escola internacional, a Sphere International School, por franquias em todo o país. Comprada em 2015, a Sphere foi desenvolvida a partir da experiência da escola Esfera, unidade fundada em 2004 na cidade de São José dos Campos. A expectativa é ter de duas a três escolas em operação para o ano letivo de 2021 e chegar a 30 escolas nos próximos seis anos. “O Brasil é um dos maiores mercados de educação privada do mundo”, conclui.
Iniciando um Family Office
“Quando e como iniciar a estruturação de um Family Office”, foi um dos temas ministrado por Mariane Silveira Pinhão, Sócia fundadora do escritório PK Advogados. Mariane abriu sua palestra lembrando que os projetos de Family Office visam estruturar, de modo completo, a organização dos negócios de famílias empresárias em todos os seus aspectos relevantes, tais como societários, organizacionais, de sucessão familiar e de preservação da riqueza e do patrimônio da família.
“As vantagens da estruturação de um Family Office são inúmeras. Isso inclui proteção aos direitos dos acionistas, principalmente os do minoritários, melhoria na imagem institucional, na redução de conflitos, na implementação de políticas que permitirão o crescimento saudável da empresa entre outros.” (Mariane Silveira Pinhão)
Além disso, a advogada falou dos riscos que uma família empresária corre, caso não haja tal planejamento. São eles: riscos à longevidade empresarial e possibilidade de danos irreparáveis tanto no âmbito empresarial quanto no seio familiar, sucessores despreparados para assumir o negócio, ingresso / interferência de cônjuges, disputas familiares e dilapidação do patrimônio familiar.
Confira as fotos do FBFE BH 2019:
Quer saber mais sobre este evento? Acesso o site do Fórum Brasileiro da Família empresária – FBFE e fique por dentro dos próximos encontros!
Nenhum comentário foi deixado.