Case Chaim Zaher: da família empresária para família investidora

Libanês, nascido em Beirute, Chaim Zaher veio para o Brasil ainda pequeno. Aqui no país foi mascate, vendeu doces nas ruas, trabalhou como limpador de orelhão e bedel de escola. Em 1963 fundou o SEB, um grupo educacional que hoje detém escolas como Maple Bear e Pueri Domus. Possui 260 escolas, entre próprias e parceiras, atendendo um total de 130 mil alunos e com uma receita de R$ 800 milhões.
Foto: Mônica Imbuzeiro
Chaim Zaher é formado em Direito e Pedagogia; começou a empreender no setor de educação se espelhando em um dos maiores empresários do país, João Carlos Di Gênio, dono da Unip e do Objetivo. Lá na década de 70, uma história inusitada! Depois de algumas semanas na tentativa de marcar uma reunião com o Sr. Di Gênio, Zaher acabou dormindo no banheiro da escola e no dia seguinte finalmente conseguiu a proeza. Vitória!
“Trabalhei em um cursinho como porteiro e vendedor de matrículas. Foi quando decidi abrir o meu primeiro negócio. Fiz uma parceria com o Equipe Vestibulares, criando o Conequipe de Araçatuba. Depois veio a parceria com o Objetivo. Com o tempo, percebi que estava preparado para um desafio maior e adquirimos o COC. Investi tudo o que tinha nessa aquisição.” (Chaim Zaher para Forbes).
E depois?
Pela ousadia, Chaim Zaher ganha a administração de várias franquias do Objetivo no interior de São Paulo. Mais tarde, por volta de anos 80, Di Gênio decide tomar de volta a administração do cursinho lá em Ribeirão Preto. Foi quando Zaher resolveu abandonar a parceria e comprar o COC, essa potência em educação que a gente conhece. A aquisição foi a porta para criar um dos maiores grupos educacionais do Brasil, o SEB, Sistema Educacional Brasileiro.
O SEB está em nove estados e 16 cidades, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, São Paulo, Salvador e Vitória. O Grupo também atua em Ensino Superior no Centro Universitário Dom Bosco, em Curitiba, e a Escola Paulista de Direito, líder em cursos de pós-graduação lato sensu em Direito e áreas correlatadas.
Outra grande aposta de Zaher foi a educação a distância, que já responde por 13% das receitas do grupo. O império do SEB inclui, além do grupo educacional, veículos de comunicação, três rádios e uma TV.
Desde 2016, o Instituto SEB engaja crianças e jovens para se tornarem protagonistas do desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. Além disso apoia programas e projetos com base em uma educação inovadora, abrangendo 4 eixos de atuação: Empreendedorismo Social, Sustentabilidade, Transformação Social e Protagonismo.
Últimas Notícias
Grupo SEB abrirá franquias de escola internacional?
Essa é uma aposta do SEB. O grupo vai começar a expandir seu modelo de escola internacional, a Sphere International School, por franquias. Comprada em 2015, a Sphere foi desenvolvida a partir da experiência da escola Esfera, unidade fundada em 2004 na cidade de São José dos Campos. A expectativa é ter de duas a três escolas em operação para o ano letivo de 2021 e chegar a 30 escolas nos próximos seis anos.
E para por aí?
A gente conta pra você no FBFE 2019 Belo Horizonte . Faça a sua inscrição clicando na imagem!
Nenhum comentário foi deixado.