“Gestão do Amanhã” foi tema de abertura da série de eventos promovidos pelo FBFE, em 2018
Você está preparado para as mudanças que impactarão seus negócios nos próximos anos? Segundo analistas, até 2020, mais de ¾ da S&P500 serão empresas que ainda não existem ou são desconhecidas.
Com o tema Gestão do Amanhã, o FBFE realizou, na noite de quarta-feira (11) em São Paulo, um bate-papo com José Salibi Neto, cofundador da HSM e associado à introdução dos principais conceitos da Gestão Contemporânea no Brasil, provocando a transformação de milhares de empresas, executivos e empreendedores no país. Com mediação de Nelson Cury Filho, fundador do Fórum Brasileiro da Família Empresária-FBFE, o debate teve como objetivo provocar os quase cem membros de empresas familiares de todo o país, presentes no evento, a revolucionar seus pensamentos e o modo de gerir suas empresas.
A expectativa de vida de uma empresa caiu 60 anos em oito décadas. Segundo estudos da Standard & Poor’s, em 1937 o tempo médio de vida de uma companhia era de 75 anos. Hoje, o indicador está em 15 anos. Em apenas dois anos, até 2020, três quartos das maiores companhias do mundo serão empresas que não existem ou não são conhecidas hoje. A previsão é que mais da metade das empresas que compõem o S&P500 (índice com as 500 ações das companhias mais importantes do mercado mundial) serão substituídas na próxima década.
Os desafios são enormes, diante desses números alarmantes. Em um mundo cada vez mais fragmentado e acelerado, as clássicas teorias da administração já não conseguem dar conta de todas as respostas. Não inovar – em produtos, gestão e cultura organizacional – é hoje o maior risco que um empreendedor ou executivo pode correr. Liderança, gestão e inovação são essenciais para atravessar os impactos da chamada 4a. Revolução Industrial, segundo José Salibi Neto.
Com base no recém lançado livro, Gestão do Amanhã, Salibi Neto falou aos empresários que participaram deste primeiro evento do ano, do FBFE, em São Paulo. Realizado a partir de pesquisas conduzidas ao longo dos últimos três anos e estudos sobre cem companhias do mundo todo, os autores buscam apontar para os leitores quais serão os caminhos da gestão (e dos negócios) do futuro. “As habilidades necessárias para um gestor não são mais apenas saber trabalhar em equipe, ter estratégia e liderança. Se você não tiver um profundo entendimento das novas tecnologias que estão vindo, você é varrido do mapa. A vida do gestor ficou mais complexa, mas mais excitante”, afirma Salibi.
Para Nelson Cury Filho, fundador do FBFE “Colocar as famílias com o que há de mais novo no pensamento sobre gestão, sobre tecnologia, mostrar as mudanças que estão acontecendo e a própria oportunidade das famílias interagirem e trocarem experiências é fundamental para garantir a perenidade e vitalidade dos negócios familiares”.
Salibi aponta que a 4a. Revolução Industrial é marcada pela convergência do mundo físico-biológico-digital. “As mudanças no mundo da gestão são muito grandes, mas as pessoas não compreendem de onde elas aparecem. Costumam achar que é coisa de algum gênio com um celular, que mudou o mundo com aplicativos, mas tem muito por trás disso”.
A quarta Revolução Industrial é mais abrangente e profunda do que todas as outras. Há inovações e desenvolvimentos coexistindo em diferentes áreas, como na física, biologia, robótica e inteligência artificial, nanotecnologia, entre tantos outros segmentos. Todas essas transformações causam mudanças intensas na sociedade e, por consequência, um impacto importante no mundo dos negócios. “A grande questão é: neste mundo em ebulição, precisamos rever a forma como enxergamos e gerenciamos negócios”.
Tecnologia e inovação foram pontos destacados durante a palestra. “As mudanças acontecem de forma muito rápida e, com isso, de difícil compreensão.” Salibi explicou sobre essas mudanças por meio de cases, como os da Kodak, Motorola, Sony, Nokia, empresas que se acredita serem bilionárias, mas que na verdade estão subsistindo.
A novidade em 2018 é a parceria com a Smart Brain, plataforma de tecnologia que oferece soluções de análise, controle e consolidação de investimentos para profissionais do mercado de capitais e a grandes investidores. “A SmartBrain nasceu em 2004, a partir da necessidade do nosso Family Office, que na época fazia investimentos em diversos bancos e precisava consolidar tudo em um único relatório a fim de gerenciar melhor os investimentos. Vendo que a solução atendia nossa demanda, lançamos para o mercado, pois sabíamos que vários outros investidores tinham as mesmas necessidades” afirma Cássio Bariani, sócio-fundador da plataforma.
A Grant Thornton, umas das cinco maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, também esteve presente no evento, trazendo o que há de mais atual em soluções em governança e gestão para empresas familiares.
A empresa familiar alemã Faber Castell, que há mais de 250 anos faz história ao redor no mundo e já ultrapassou a 7a geração, apresentou o Karl Box, um estojo em edição limitada de produtos artísticos. O estojo celebra a tradição e valores da marca combinada ao espírito moderno e inovador de Karl Lagerfeld.
Grande palestra ! Muito interessante e um prazer estar presente.