Legado: “O futuro começa agora”, por Daniela de Rogatis

No Family Office Summit Brazil 2019, Daniela de Rogatis, educadora e especialista na Gestão do Legado Familiar e Desafios da Riqueza, afirmou que os jovens deste século estão mais inteligentes, informados, movidos por desafios e autoconfiantes. “Percebo uma substancial mudança na forma como eles concebem os papéis na sociedade. Serão os futuros donos das fortunas de suas famílias”, Conclui.
No ano de 2013 em época de grandes protestos no Brasil (também conhecidos como Manifestações dos 20 centavos), Daniela de Rogatis apresentou ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso uma ideia que mudaria a história do País. Foi um curso de formação para herdeiros de famílias bem-sucedidas, “O Legado para a Juventude Brasileira”.
“Percebo uma substancial mudança na forma como eles concebem os papéis na sociedade. Serão os futuros donos das fortunas de suas famílias” (Daniela de Rogatis)
A intenção do projeto era abrir os olhos das novas gerações para que passassem a ser agentes de transformação social, geradores de emprego e de renda. As Gerações Y e Z buscam transformar o mundo ao seu redor, têm um forte anseio por mudanças e contam com a ajuda de novas tecnologias.
“Diferente da geração anterior, a Y-Z, vão sair do conforto, da posição de pegar um carro, ir para seu escritório, ou fábrica, trabalhar, receber o resultado econômico disso e viver no seu universo.” (Daniela de Rogatis)
Eles fazem parte da chamada “Nova Era” e entraram no mercado de trabalho, com força, energia, entusiasmo e ousadia, para assumir grandes cargos, que algum tempo atrás, somente eram confiados a pessoas com mais experiência.
“Um herdeiro é sempre visto como alguém com privilégios, mas suas responsabilidades são exponencialmente maiores do que os seus privilégios” (Daniela de Rogatis)
Valores, a maior herança
Essa mudança de mentalidade e de postura são reflexos de casa, da família. Muitas têm abraçado projetos de causas sociais e sustentabilidade, envolvendo todos os membros desde a infância. Os pais têm sido agentes importantes na transformação desta juventude e um ponto aqui que precisa ser enaltecido: os valores são a maior herança.
Muitos desses jovens já estão trabalhando com o conceito de economia circular, isto é, de que a comunidade onde o seu negócio está inserido precisa ser tão próspera e sustentável quanto ele. O herdeiro, ou acionista de um grande grupo, precisa entender o seu papel. E se não entende, necessita buscar formas de entender. É assim que se obtém transformação.
“É conectar esses jovens para uma compreensão mais ampla sobre o Brasil e inspirá-los na construção de um país que possamos nos orgulhar.” (Daniela de Rogatis)
Quer saber mais sobre Legado e o que fica para as próximas gerações? Acesse no site e fique por dentro de tudo!
Nenhum comentário foi deixado.