Mercado de Capitais: uma nova forma de investir, por Mario Rivero
Países onde o mercado de capitais tem maior protagonismo na economia tendem a alcançar melhor desempenho, em termos de crescimento econômico e desenvolvimento social. Quem ganha é a sociedade, à medida que o mercado de capitais cumpre alguns requisitos como mobilização da poupança, gestão de riscos, destinação de verbas entre outros.
Mario Rivero tem vasta experiência neste assunto. Ele atuou no mercado de private equity, com foco em serviços financeiros e tecnologia além de trabalhar na Europa, Ásia e nas Américas com ênfase em mercados emergentes. Trabalhou em uma empresa de capital de risco baseada em Nova York e fez parte do grupo de gestão de investimentos internacionais da Bear Stearns. Atualmente é CEO da FlexFunds, empresa americana especializada em securitização de ativos. Vamos lá?
Acredito que você já tenha ouvido falar em mercado de capitais em algum lugar. Então você entende que ele faz parte da estrutura financeira do país. Mas antes de prosseguirmos, o que é mercado de capitais?
Se trata de um segmento do sistema financeiro responsável por intermediar negociações entre quem precisa captar recursos para financiar projetos e quem deseja investir. O objetivo é direcionar os recursos financeiros da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas.
Mas vale lembrar que não é um tipo de empréstimo ou crédito. Nesse contexto a relação é diferente, pois não ocorre por meio de operações de crédito mas a partir da negociação de ativos: as ações ou títulos de dívida.
Para Mario Rivero existem cinco razões que fazem um ETP a ferramenta ideal para lançar uma estratégia de investimento
Desde que foram negociados pela primeira vez na última década do século 20 nos EUA, os produtos negociados em bolsa (ETPs) são uma parte essencial da carteira de gestores de ativos, uma vez que são flexíveis e transparentes, possuem alta liquidez e estão disponíveis para todo um universo de investidores globais.
Mario Rivero ainda explica que o ETP é uma alternativa de investimento em que a rentabilidade é obtida ao se replicar (através de técnicas sintéticas ou físicas) o movimento de um mercado subjacente, seja Forex, commodities ou até mesmo algum índice como Dow Jones por exemplo, a fim de se obter resultados similares. Estes instrumentos financeiros se expandiram e
atingiram uma grande variedade de mercados. De acordo com os números da empresa de pesquisa independente ETFGI, os ativos investidos em ETPs em todo o mundo excederam o marco de 5 trilhões de dólares no final de maio de 2018.
Mas por que escolher este instrumento financeiro para lançar sua estratégia de investimento? Aqui estão cinco razões que explicam o potencial do ETPs e por que gestores estão apostando cada vez mais nessa ferramenta.
1. Flexibilidade para os gestores
Mario Rivero acredita também que uma das principais razões para lançar uma estratégia de investimento com este mecanismo é a sua flexibilidade e as facilidades fornecidas aos gestores. ETPs têm várias das vantagens comuns ao mercado de ações, por exemplo, o fato de serem negociados em um mercado regulamentado e ter o mesmo custo de uma compra ou venda de títulos. Também não impõem capital de investimento mínimo ou taxas de depreciação antecipada. Estas características facilitam sua distribuição nos
mercados de todo o mundo e permitem que seja mais flexível que outros fundos tradicionais, que,por sua vez, estão sujeitos a requisitos mais elevados e outros encargos regulamentares.
2. Diversidade e personalização de produtos
Dentro do grande grupo de ETPs existem várias alternativas nas quais os gestores de ativos podem apostar, a depender da estratégia de investimento que planejam lançar. Isso permite estruturar produtos personalizados através de uma grande gama de ativos financeiros, setores específicos ou bens privados como por exemplo, um grande projeto imobiliário, uma planta para geração de energia alternativa entre outros, que podem ser acessados pelos investidores através de uma simples conta de corretagem.
3. Savings e maiores benefícios
A gestão de tais veículos de investimento também oferece maior rentabilidade, liquidez, transparência e economia tanto para os gestores como para investidores, quando comparado a outros tipos de fundos. A Empresa britânica IG resume essas vantagens, ao afirmar que um ETP combina “em uma única transação o que seria, de outra forma, várias transações em diferentes ativos individuais, resultando em menor despesa”. Além disso, prevê benefícios fiscais porque “os ganhos de capital só ocorrem na venda de todo o ETP e, portanto, só são tributados uma vez e em conjunto”.
4. Um universo de investidores na mão
Dada a sua qualidade de ser um instrumento diversificado, o ETP abre um universo de oportunidades para gestores de ativos em escala global, ao permitir a conexão com investidores que procuram diversificar suas carteiras com um modelo consistente. A chave consiste em tirar proveito da “exposição” fornecida por este instrumento para “certos mercados subjacentes que não
estão disponíveis através de meios de negociação tradicionais, tais como ações exóticas ou índices”, salienta IG em seu relatório.
5. Casos de sucesso
Um exemplo de sucesso, para Mario Rivero, na estruturação desses instrumentos é a empresa FlexFunds,que tem trabalhado nos últimos anos para fornecer uma solução para a gestão e distribuição de investimentos personalizados. Em 2014, a empresa desenvolveu um produto que tem “o poder de distribuição de um ETP e a versatilidade de gestão de um fundo de investimento” com o qual
alcançou grandes frutos, especialmente no setor imobiliário. Desde então, a empresa beneficiou gestores de ativos ao conseguir titularizar desde uma carteira de ativos em bolsa até contratos de empréstimo privado, ou até mesmo ações de uma empresa ou fundo. A sua aposta concentra-se na titularizarão de uma grande variedade de ativos, o que permite a estruturadores e gestores de ativos “acesso a vários investidores dentro de uma vasta gama de instituições financeiras, de uma forma oportuna e rentável, independentemente do tamanho da distribuição inicial. ”
Quer saber mais sobre este assunto? Clique na imagem abaixo e se inscreva no Family Office Summit Brazil 2019!
–
Nenhum comentário foi deixado.