Criptomoedas e a tecnologia Blockchain, por Newton Campos
O conceito de Blockchain foi criado em 2008 para dar suporte às Criptomoedas e pode ser útil em muitos contextos. Essa foi uma das temáticas ministrada pelo PHD em Empreendedorismo pela FGV EAESP, mestre pela IE Business School de Madri, Newton Campos, no Family Office Summit Brazil 2019.
Blockchain se tornou uma tecnologia que promete desburocratizar inúmeros serviços, como evitar fraudes, facilitar negócios, tudo de forma segura e transparente.
Pelo potencial que ela tem, de criar fluxos de processos financeiros seguros, é possível aplicar esta tecnologia em diversas áreas, como o mercado financeiro, imobiliário, industrial, entre outros. Grandes empresas como Google, Walmart e Microsoft já apostaram na tecnologia, assim como muitos órgãos governamentais pelo Mundo.
“O conjunto de tecnologias popularizado pelo termo blockchain pode ser definido, de forma simplificada, como uma base de dados eletrônica distribuída e criptografada capaz de transmitir confiança sobre a evolução de seus registros a quaisquer usuários, sem a necessidade de uma organização centralizada e verificadora.” (Newton Campos)
Mas o Brasil ainda não conta com nenhuma política pública que promova o uso da blockchain por parte do governo brasileiro. Mas alguns órgãos públicos como o Banco Central e o BNDES, já estão trabalhando em projetos pilotos utilizando tecnologias baseadas neste sistema.
“Outras aplicações surgirão com modelos de negócios totalmente novos e que a combinação do blockchain com outras tecnologias será uma tendência cada vez maior.” (Newton Campos)
Saiba Mais
FBFE – Por que blockchain é confiável?
Newton Campos: As regras de composição da base de dados são públicas e todo mundo sabe quais são as regras criptográficas que fazem com que esses dados que entram nesta base não sejam manipulados ou alterados por terceiros. Mas isso não significa que ela seja 100% confiável.
FBFE – Qual a diferença entre blockchain e criptomoedas?
Newton Campos: Não existe uma diferença específica. Na verdade a Blockchain foi desenvolvida para viabilizar a primeira criptomoeda que funcionou e funciona até hoje, que é o bitcoin e posteriormente a isso, ela foi utilizada pra criar outras moedas e outros valores que não sejam moedas, os tokens, por exemplo.
Quer saber mais sobre este assunto? Acesso o nosso site e fique por dentro de tudo!
Nenhum comentário foi deixado.