Criptoativos: A caminho do Pós-Capitalismo por Newton Campos
Os criptoativos estão baseados em dados criptografados que representam bens, arquivos ou transações que podem ser convertidos em moedas ou criptomoedas. Com a digitalização da economia e a possibilidade de digitalização da propriedade, Newton Campos defende que alguns estudiosos vislumbram uma evolução do sistema atual de mercado para um sistema ainda desconhecido.
Newton Campos que é professor e doutor em Empreendedorismo pela FGV-SP e MBA pela IE Business School de Madri, que empreende, investe em empreendedores e estuda o fenômeno do empreendedorismo há quase 20 anos, acredita que nossas vidas são impulsionadas cada vez mais pelas ações dos empreendedores. Será que os produtos, processos e empresas criados por estes atores podem colocar em xeque o próprio sistema que os criou?
Sim, este afrontamento ao status quo está na essência dos empreendedores de alto impacto. O “pai” do empreendedorismo, Joseph Schumpeter, cunhou há quase 100 anos um termo que define bem o que fazem os empreendedores, a “destruição criadora” (creative destruction), ou seja, eles destroem negócios antigos motivados pela criação de algo novo, normalmente melhor, mais rápido ou mais barato que o antecedente.
Segundo Newton Campos entre todos esses avanços trazidos pelos empreendedores, vemos o famoso Bitcoin, baseado numa tecnologia que temos chamado de blockchain. Diante do potencial que estas tecnologias trazem para o registro autônomo de registros e transações de ativos, o que podemos esperar pela frente?
1 Bitcoin é igual a 34.109,99 Real brasileiro
“Ainda é cedo para sabermos exatamente o que acontecerá com a crescente capacidade que estamos tendo de explorar registros públicos de compra e venda de qualquer coisa ou de criar tokens que representem ativos, direitos e obrigações. Segundo o Coinmap, temos quase 3 mil criptomoedas criadas no mundo e mais de 15 mil estabelecimentos que aceitam criptomoedas como pagamento. Por outro lado, um estudo recente do World Economic Forum estima que aproximadamente 10% do PIB mundial esteja “tokenizado” em 2027.”
Como isso se conecta com o que alguns estudiosos têm chamado de Pós-capitalismo?
Lembremos que o Capitalismo está baseado nas trocas de propriedades. Mas para as trocas de propriedades acontecerem, é necessário primeiro atribuir algum tipo de valor às coisas. Até este momento operamos com um Capitalismo relativamente simples, baseado na troca de coisas ou serviços por moedas bem básicas. Mesmo que, atualmente, já não seja tão fácil e direto afirmar quantas maçãs-verdes valem um abacaxi ou quantos Audis A3 ano 2012 valem um jato Legacy 500 ano 2008, tendemos a resolver estas questões com atribuições de valor “de mercado” baseado em referências ou padrões (por exemplo, dólar), para facilitar as trocas.
No futuro, se tivermos milhões de moedas, milhões de ativos “tokenizados” e milhões de processos comerciais digitalizados e registrados em blockchains, chegaremos a um sistema que ainda desconhecemos, onde os fluxos financeiros deixarão pouco espaço para que lucros via assimetria de informação ocorram.
Como será este novo Capitalismo? Newton diz que ainda não se sabe mas acredita que alguns cenários podem ser explorados conforme as aplicações da tecnologia ao redor do mundo.
Quer saber mais sobre este assunto? Clique na imagem abaixo e se inscreva no Family Office Summit Brazil 2019!
Nenhum comentário foi deixado.