FBFE Goiânia 2017 tem palestra de Marco Antonio Bologna sobre CEO na empresa familiar
Profissionalizar a empresa familiar não é nenhum bicho de sete cabeças e tem tudo para dar certo. Depende apenas de a família empresária e a empresa familiar construírem os processos adequados para que esse novo momento dos negócios possa ser instalado sem atropelos e a iniciativa possa ter sucesso. A garantia foi dada pelo executivo financeiro Marco Antonio Bologna, atual presidente do Banco Fator, durante a terceira edição do FBFE-Goiânia, realizada na capital goiana na noite da quinta-feira, 25 de maio. Bologna foi convidado pelo Fórum Brasileiro da Família Empresária-FBFE para falar sobre “Os Desafios de um CEO na Empresa Familiar”.
“Não existem CEOs milagreiros, mas existem pessoas profissionalmente preparadas para administrar empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte”, disse Bologna, que há 39 anos está no mercado, e aconselhou: “Quando a empresa familiar está se profissionalizando o que deve haver é paciência e muito diálogo entre as partes (CEO e proprietários), nesses fóruns (Conselho de Administração, Conselho de Acionistas, Conselho de Família), para que se chegue ao alinhamento necessário”.
Bologna tem cacife para dizer isso, pois é dono de vasta experiência profissional em gestão de organizações familiares de grande porte. Depois de formar-se pela USP em Engenharia de Produção e de concluir extensão em Serviços Financeiros pela Manchester Business Scholl, no Reino Unido, ele trabalhou para Olacyr de Moraes (1931-2015), conhecido como “Rei da Soja”, e encabeçou a profissionalização do Grupo TAM, assim como a fusão deste com o Grupo LAN Chile, ambos controlados por famílias empresárias, o que resultou na LATAM. Foi todo esse know how que o CEO do Fator disponibilizou à interessada plateia de empresários presentes ao FBFE Goiânia.
O CEO, segundo Bologna, tem uma posição extremamente solitária. Quando tem uma dúvida, em geral não tem a quem expor. Se o fizer com seus subordinados estará demonstrando fraqueza; se olhar para os lados não encontrará ninguém. “Como é, então, que poderá dividir alguma questão crucial para os negócios com a família empresária, a dona da empresa familiar? O modo mais seguro é o da maneira formal, e isto para ser aprovado ou rejeitado. E essa maneira formal são os comitês de assessoramento. Desse modo a família se sente presente e participante de alguns temas sensíveis e o CEO pode, além de expor o que pensa, ter o feed back do que a família deseja. Em suma, é o meio mais civilizado de se chegar a um bom termo. “
Como na segunda edição do FBFE-Goiânia, realizada em 2016, o convite aos empresários do Centro-Oeste brasileiro partiu do fundador do FBFE, Nelson Cury Filho, e do empresário Ruben Fontes, que abriu sua casa, sendo o anfitrião do encontro de mais uma noite de transformação e conscientização. Possibilitaram o evento um pool de patrocinadores, entre eles a Audi, o Banco Fator, a B3 (que surgiu da união entre a BM&FBovespa e Cetip) e a Grant Thornton, uma das maiores empresas de auditoria do mundo.
Para Cassio Guimarães, diretor de Private Banking do Banco Fator, patrocinador oficial do evento, poder participar do Fórum Brasileiro de Família Empresária – FBFE é uma oportunidade de mostrar ao empresariado brasileiro soluções de Gestão de Patrimônio. Segundo ele, o diferencial do Fator é ser um banco isento de conflitos de interesse. “Como trabalhamos com uma plataforma aberta, oferecemos o melhor do mercado em produtos de alta rentabilidade, sempre priorizando a rentabilidade dos investimentos e os objetivos do cliente.”
A terceira edição do FBFE Goiânia ofereceu mimos especiais aos presentes, incluindo a harmonização de vinhos pela Grand Cru, que regou o jantar oferecido por Ruben Fontes com vinhos Chardonnay e Malbec da vinícola chilena da Família Gascón, e o sorteio de duas noites no recém-inaugurado Hotel Palácio Tangará, em São Paulo, pela agência de turismo Teresa Perez Tours.
Confira as fotos do evento!!
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