Roberta Suplicy fala da Urban Remedy: empreender está no sangue!
Neta de Filomena Matarazzo Suplicy, Roberta tem no sangue o tino para os negócios. Sócia da Urban Remedy no Brasil, a empresária inova ao apostar em um negócio que além de vender delícias, vende saúde. A Urban Remedy foi premiada pela revista Exame com as 50 Empresas mais Inovadoras do País. O segundo prêmio veio em 2016, entregue durante a BR Week, que é um dos maiores eventos de varejo do país, na categoria de Empresa de Pequeno Porte.
Saladinhas multicoloridas, ricos sucos de frutas e de verduras, snacks preciosos, sobremesas sem culpa, bebidas que valem uma refeição. Os alimentos ultra-frescos, supernutritivos e sem conservantes produzidos pelo Urban Remedy, da Califórnia, cativaram Roberta Suplicy de tal forma que ela resolveu investir na marca em 2012 e no ano seguinte acabou trazendo-a para o Brasil. Na época, já havia um grande interesse em metrópoles como São Paulo por dietas detox (desintoxicantes) e produtos orgânicos de qualidade.
Roberta Suplicy formou-se em arquitetura, mas do que gosta mesmo é de empreender e, acima de tudo, na área da nutrição e saúde, oferecendo aos seus clientes o que consome em sua própria mesa. Ela é fisicamente muito parecida com sua avó, a lendária matriarca paulistana Filomena Matarazzo Suplicy (1908-2013), que deixou 164 descendentes, uma família na qual se encontram pessoas de praticamente todas as profissões. Acompanhá-la em sua história com o Urban Remedy dá água na boca: experimente!
FBFE – Como você encontrou a Urban Remedy?
Roberta Suplicy: Eu, minha sócia, a coach nutricional Juliana Loreiro, e Alexandra Malzoni Silvarolli, que foi nossa sócia apenas no começo, gostamos de alimentação saudável. Toda vez que viajávamos ao exterior, pensávamos em trazer algumas dessas coisas de que gostávamos para cá. Numa dessas viagens, uma pessoa nos apresentou a Urban Remedy, empresa pela qual sentimos paixão à primeira vista. A sócia fundadora é a americana Neka Pasquale, que cursou medicina tradicional chinesa, é acupunturista e entende muito de alimentação. Ela fundou a Urban Remedy em São Francisco, na Califórnia, para ajudar doentes terminais a partir do conceito holístico na medicina, ou seja, aplicando terapêutica com metodologias distintas da medicina convencional, envolvendo de reeducação alimentar a práticas para melhorar a saúde mental, mudanças no estilo de vida, condicionamento físico etc etc. Com o tempo, Neka percebeu que isso podia ajudar todo mundo e, inclusive, prevenir doenças.
FBFE – Foi fácil associar-se a ela?
Roberta Suplicy: Nem tanto. A Urban Remedy não tinha por que vir para o Brasil. Era uma empresa pequena, que estava indo bem na Califórnia, mas buscava investimento para crescer lá mesmo, agora em San Raphael. Hoje a marca tem lojas também em Mill Valley. Então a gente decidiu entrar primeiro como investidor lá fora, para que a Urban Remedy pudesse ampliar seu atendimento e nós tivéssemos o direito de trazer a marca para o Brasil. Isso foi em 2012. Um ano depois nós a implantamos aqui.
FBFE – Em linhas gerais, qual o conceito que embasa a Urban Remedy?
Roberta Suplicy: Oferecer às pessoas uma forma prática e saborosa de desintoxicar o corpo e, dessa forma, estimulá-las a mudar hábitos arraigados, mas que fazem mal à saúde, com vistas a uma vida muito melhor daí em diante. Para mim, a satisfação de poder “espalhar o bem” é uma das melhores partes de estar nesse projeto.
FBFE – Conte um pouco como tudo começou.
Roberta Suplicy: Montamos a fábrica no Morumbi. A prensagem dos alimentos é feita a frio, único método que mantém vivos os sabores e nutrientes de frutas e verduras por até três dias na geladeira. Nossas garrafas de sucos de 500 ml têm um quilo de verduras prensadas a frio, quando a recomendação do órgão de saúde brasileiro é de que se consumam 400 g por dia. Quando você come uma fruta ou uma verdura, assimila de 45% a 50% de seus nutrientes. Quando toma um suco prensado a frio, assimila de 80% a 90%. Demoramos quase um ano para achar todos os fornecedores de que precisaríamos, com a qualidade e na quantidade que exigíamos.
FBFE – Quantos são os funcionários e como é a produção em função da demanda?
Roberta Suplicy: Temos 31 funcionários, contando os da fábrica e os das três lojas (Shopping Iguatemi, Rua Oscar Freire, 974, e Shopping Higienópolis, e abrimos a quarta loja em Moema, sendo que ainda teremos mais duas nos próximos meses). A nossa produção é muito complexa: nossos produtos têm apenas três dias de validade. Produzimos tudo, todos os dias, calculando mais ou menos a quantidade que iremos vender. Obviamente a gente nem sempre acerta. Diariamente, por volta das 16h, fazemos um balanço do estoque e da demanda loja por loja e enviamos pedidos à fábrica, levando em conta a validade dos produtos. O giro é muito rápido.
FBFE – Vocês desenvolveram um projeto que é uma empresa, mas estão levando saúde às pessoas.
Roberta Suplicy: Uma das decisões mais importantes do dia a dia das pessoas é o que elas vão comer. A alimentação adequada deve fazer parte de um estilo de vida que busque o bem viver. Não adianta se alimentar bem e passar o dia inteiro estressado, sedentário. Então a gente até promove em nossa pracinha, na loja da Oscar Freire, aulas de yoga. Vêm umas 100 pessoas, um público maravilhoso. Realizamos, ainda, aulas de culinária saudável, ou seja, estamos num processo constante de educação.
FBFE – E como vocês fizeram para atrair esse público?
Roberta Suplicy: Com o nosso instagram. Hoje a gente tem 46 mil seguidores. Fizemos assim: pedimos para contarem “como a alimentação saudável mudou suas vidas”. As melhores histórias concorriam a R$ 500,00 em produtos da Urban Remedy. Foi o máximo, muita gente até mandou fotos antes e depois. Temos 15 ou 16 histórias publicadas. Só mudando a alimentação já se percebe a melhoria que essas pessoas têm vivenciado. Até os erros de português a gente manteve nos textos que nos enviaram para mostrar a autenticidade das histórias. Algumas trouxeram seus exames de sangue, antes e depois. “Olha como era meu colesterol, minha pressão arterial… e como mudou. Agradeço muito a vocês por existirem.”
FBFE – O carro chefe são os sucos, é isso?
Roberta Suplicy: Isso mesmo. Do 1 ao 6 são os sucos detox da casa, primeiro nível de desintoxicação; do 7 ao 12 é o segundo nível; e do 13 ao 18, o terceiro. O primeiro é um mix de frutas e verduras, o segundo já tem mais verdura do que fruta e o terceiro é praticamente só verdura. Você vai ficar um dia inteiro sem comer nada, só tomando líquidos. O detox acelera e intensifica o processo de eliminação natural das toxinas pelo corpo.
FBFE – Mais saudável, equilibrada, funcional, excelente. Mas do ponto de vista econômico uma alimentação também mais cara. Vai depender da relação custo-benefício?
Roberta Suplicy: Depende do ponto de vista. Ou se gasta no médico e em remédios mais tarde ou se investe na saúde agora, pensando no futuro.
FBFE – É possível produzir uma alimentação de alta qualidade em escala?
Roberta Suplicy: Esse é o desafio que já estamos enfrentando no dia a dia da Urban Remedy. Nosso foco é melhorar a alimentação dos clientes. A gente acredita que vai conseguir fazer isso e em escala, também.
FBFE: Vocês receberam alguns prêmios importantes, quais foram eles?
Roberta Suplicy: Quando tínhamos menos de um ano de vida ganhamos um prêmio que quase fez a gente cair da cadeira, concedido pela revista Exame para as 50 Empresas mais Inovadoras do País. Foi um super-reconhecimento: a Urban Remedy lá no meio de empresas renomadas e com faturamentos astronômicos. O segundo prêmio veio em 2016, entregue durante a BR Week, que é um dos maiores eventos de varejo do país, na categoria de Empresa de Pequeno Porte. Agora, em 2017, a gente recebeu o Prêmio de Excelência em Atendimento ao Cliente, que foi fantástico. Tem um programa da Ernest Young, que é patrocinado pelo Morgan, chama-se Winning Women, a favor do empoderamento feminino. Defende que havendo mais mulheres no poder teremos um país melhor no futuro, porque o homem é muito focado no resultado, na empresa. Eram mais de 100 empresas participando, ficamos entre as 18 finalistas e aí tínhamos três minutos para falar na frente de 20 mulheres superpoderosas, como a Luíza Trajano, a Sônia Hess. Eu tremia, a Juliana, também. Falamos e a Urban Remedy foi uma das empresas vencedoras. Ganhamos um ano de mentoria da Ernest Young em todos os pontos empresariais e tributários que precisarmos.
FBFE – Você é de uma família empresária, empreender está no sangue?
Roberta Suplicy: Acho que sim. Minha família é gigantesca. Minha avó, que é a Filomena Matarazzo Suplicy, tinha 13 irmãos e teve onze filhos: dois do primeiro casamento e nove do segundo. Ela morreu com 105 anos. Era uma pessoa superativa. Sou sobrinha do senador Eduardo Suplicy, ele é irmão do meu pai. Na minha família tem gente em toda profissão que se imaginar e um pouco mais: desde cantor de rock, como o Supla, até advogado, astrólogo, tudo… e muita gente que empreendeu, claro… os Matarazzo todos.
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