Terceira palestrante no Family Office Summit Brazil 2022, a advogada Lavinia Junqueira ressaltou a importância da governança em escritórios familiares para definir a visão, missão e valores que se pretende cultivar e expandir nos negócios e na forma como os familiares se relacionam com a respectiva atividade econômica.
“É importante ter um protocolo familiar, uma definição clara de obrigações de fazer e não fazer que vai direcionar a gestão do negócio. Trata-se de uma base comum para decisões de investimentos e preparação de planos de negócios”, explicou Junqueira.
Apontando algumas dificuldades comuns para preparar esse tipo de documento e seguir o que nele foi estabelecido, a advogada afirmou que introduzir as agendas de meio ambiente e de responsabilidade social é um movimento que pode melhorar a comunicação e promover afinidades nos negócios familiares.
“Negócios de família são suscetíveis à competição entre os pares, o que pode minar a comunicação e desagregar. O que observo é que temas ambientais e sociais implicam colaboração e diálogo e, como são pautas de longo prazo, arrefecem ânimos, promovem temperança”, contou Lavinia Junqueira.
A advogada revelou que introduzir essas duas pautas nos escritórios familiares tem colaborado para aproximar diferentes gerações, contribuindo para qualificar a governança do negócio. Ela explicou que meio ambiente e responsabilidade social são bem quistos pelos mais jovens e oferecem algo que faz os olhos dos millennials brilharem: “a maioria dos millenials não faz nada se não houver um propósito maior atrelado ao negócio”.
Na visão da palestrante, implementar a agenda ESG pode melhorar a governança do negócio familiar porque essa jornada carrega uma curva de aprendizado. “Seguir os propósitos ES demanda conhecimento sobre os impactos do seu negócio; após esse mapeamento e as primeiras ações para zerar danos ao meio ambiente, um resultado comum é a aproximação entre os familiares”.
Reforçando os ganhos que essas pautas positivas têm para a atividade dos escritórios familiares, Lavinia Junqueira afirmou que novos filões de negócios podem surgir. Ao buscar soluções de preservação do meio ambiente para a própria atividade, os envolvidos podem criar soluções de serviços e produtos com potencial para comercialização.
Ao fim da exposição, a advogada líder no ranking ITR World Tax indicou que ações da agenda ESG também devem ter no radar as cidades brasileiras, indo além do clichê de investimentos na preservação Amazônia, Pantanal e outros biomas. “Diversos índices revelam que as cidades brasileiras têm problemas graves, em meio ambiente e questões sociais. Eu quero inspirar vocês a buscarem oportunidades de compensação ambiental nas cidades”, concluiu.
Quer saber mais sobre a Lavinia Junqueira? CLIQUE AQUI!
Nenhum comentário foi deixado.