Family Office da família Klein tem como mote impacto social
São muitos os objetivos que motivam a constituição de um family office. A família Klein, herdeira das Casas Bahia, optou por um sistema de investimentos que visa, antes do lucro, defender propósitos sociais: “Para nós não basta investir em empresas que não façam mal. Nós só investimos em empresas que fazem o bem”, afirmou Raphael Klein, membro da terceira geração da família que hoje está à frente do family office, ao lado da irmã Natalie, no Family Office Summit Brazil 2018, promovido pelo Fórum Brasileiro da Família Empresária-FBFE.
Raphael e Natalie são netos de Samuel Klein, polonês sobrevivente do holocausto que imigrou para a América do Sul em 1951 e fixou residência em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, onde construiu um império varejista atendendo principalmente à camada de baixa renda da população, mediante a venda de móveis e eletrodomésticos, colchões e utilidades pelo crediário. Um modelo de negócio estudado e reconhecido em todo o mundo, como case de sucesso e de inclusão socioeconômica na base da pirâmide.

Raphael Klein fala sobre investimentos de alto impacto social
“Com esse histórico, não poderíamos pensar em nada que realmente não tivesse algum impacto social”, explicou Raphael. A estratégia de investimentos do family office liderado por Raphael é a de investir em empresas que já estão em funcionamento, com faturamento mínimo de R$ 100 mil. “Não investimos em Power Point”, afirma. A seleção das empresas é feita em parceria com a consultoria do KVIV VENTURES, fundo de investimento de impacto que atua no nicho das empresas que visam lucro e têm propósito social, no qual Raphael é sócio.
Por enquanto, sete empresas estão recebendo investimentos do family office. Raphael Klein apresentou o case de três delas. A Avante.com é uma startup de microcrédito voltada a pequenos empreendedores. A empresa oferece soluções de pagamentos e crédito para pequenas empresas. “O Brasil tem hoje 7 milhões de MEIs. Vimos aí uma grande oportunidade de negócio”, afirmou Raphael.
A segunda empresa é a Livre, fundada pelos gêmeos Júlio e Lúcio Oliveto, de São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A empresa criou o Kit Livre, um sistema que transforma cadeiras de rodas em triciclos elétricos. “Existem 4 milhões de pessoas com deficiência motora no Brasil e a cada ano surgem 47 mil novas pessoas, geralmente vítimas de acidentes com armas de fogo ou trânsito. São jovens de 18 a 50 anos que perdem a mobilidade e muitas vezes a capacidade de trabalho. A ideia do Kit é permitir a mobilidade e assim garantir uma volta à atividade”, explicou. A empresa ainda está trabalhando em um spin-off para a criação de triciclos adaptados voltados a esportes radicais.
Hand Talk é a terceira empresa que já recebeu aportes dos irmãos Klein. A empresa criou um “intérprete virtual 3D” de língua de sinais, permitindo que pessoas surdas tenham acesso a sites na internet. “O Brasil tem 9,7 milhões de deficientes auditivos e 80% deles não sabe ler em português. Com esse recurso criado pela Hand Talk, os textos são transformados em Libras, a linguagem brasileira de sinais, permitindo o acesso a essas pessoas à informação e ao e-commerce.”
O family office dos irmãos Klein já recebeu propostas de 832 empresas e já analisou 261 delas. Noventa e sete hoje estão no comitê que decide se a análise deve ser aprofundada. Cada integrante do comitê dá uma nota de 1 a 4. Se a empresa tiver pelo menos uma nota 4, a pessoa responsável pela nota se torna analista do projeto. “Estamos o tempo todo pensando em melhorias nesse processo e analisando o impacto dessas empresas. Investimento de impacto é o novo normal”, afirma.
RAPHAEL KLEIN é graduado na Harvard Business School (OPM – Owner/President Management), criou o Instituto Samuel Klein com sua irmã, que apoia iniciativas sociais transformadoras. Junto ao seu pai, Michel Klein, conduziu a fusão com o Ponto Frio criando a Via Varejo, companhia da qual foi CEO. Em 2017 criou o fundo de investimos Kviv Ventures Capital. Raphael foi palestrante no Family Office Summit Brazil 2018 e apresentou o painel “Legado Familiar: investimentos de impacto social”.
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