Entenda como funciona um Family Office
Por Maria Beatriz Kowalski Sei – Jornalista
Afinal, o que é um Family Office? Trata-se de uma empresa dirigida por e para uma única família. É o chamado escritório da família. Sua principal função é centralizar a gestão da fortuna familiar. Além disso, o escritório é dedicado à organização, preservação e crescimento do patrimônio, cuidando dos mais diversos aspectos, tais como o gerenciamento global da fortuna, falado anteriormente, alocação eficiente dos ativos, planejamento dos aspectos de sucessão, questões tributárias, formação e preparo dos jovens herdeiros. Esses escritórios podem gerir a fortuna de uma única família, que são os modelos tradicionais, ou podem trabalhar no formato Multi Family Office, e fazer a gestão de diferentes famílias.
Existem diversas razões para a criação de um Family Office, a principal é separar o sentido de continuidade da família dos aspectos ligados aos negócios das famílias. O grande objetivo é efetivamente investir e transferir a riqueza criada através de gerações, gerenciar todos os ativos e desembolsar os pagamentos aos membros, conforme necessário. Adicionalmente, cuida das atividades de concièrge (reservas de hotéis, teatros, shows, cartões de crédito, pagamentos diversos, entre outros).
Algumas dúvidas são frequentes quando falamos sobre esse assunto. Quanto tempo leva para montar um Family Office? Qual o valor necessário que a minha empresa familiar deve ter de faturamento para valer o investimento? O tempo é variável, depende do número de pessoas e processos envolvidos. O tamanho dos ativos que são gerenciados são um ótimo parâmetro para verificar se vale a pena ou não, e o patrimônio líquido também é um importante indicador. Uma estrutura desse porte atinge elevados custos anuais, por esse motivo, vale a pena criar um Family Office tradicional para gerir patrimônio líquido superior a R$ 100 milhões. A opção do Multi Family Office possibilita o atendimento a famílias com patrimônio inferior a R$ 100 milhões, além da divisão de estrutura e custos.
Por fim, em geral, a equipe de um Family Office, consiste em gestores e especialistas de investimentos, analistas e juristas. O número de pessoas varia de acordo com o tamanho da família. Pode ser uma equipe pequena com até três profissionais, além de uma secretária de confiança da família. O grande benefício é que todas essas pessoas estão trabalhando juntas para a família.
O resultado é uma estreita colaboração e os melhores resultados possíveis.
Quer saber mais sobre Family Office? Deixe o seu comentário aqui!
Nenhum comentário foi deixado.