Family Office Summit Brazil 2019 reúne os maiores do país
O Family Office Summit Brazil 2019 é um evento que reúne as maiores Family Offices e famílias empresárias do país, em um encontro para aprofundar temas como Gestão de Patrimônio, Estratégias de Investimentos, Impacto Social, Capacitação de Herdeiros, Governança e Filantropia.
O Family Office Summit Brazil é uma oportunidade de crescimento e aprendizado para a atual e futura geração que carregam uma grande missão: a perpetuidade do legado familiar. Foi desenvolvido pelo Fórum Brasileiro da Família Empresária-FBFE , para aprofundar e debater a importância da educação de seus membros, questões como a profissionalização da família e dos negócio com responsabilidade social.
Mas afinal, qual o momento ideal para a família formalizar essa estrutura? Faz sentido profissionalizar a gestão do seu patrimônio? Administrando seus ativos líquidos e imobiliários, como você administra sua empresa?
Em outras palavras, devemos estruturar um Family Office? Hoje em dia, mais e mais famílias empresárias estão se fazendo esta pergunta. Porém essa, não é uma questão tão simples de se responder. Antes de tomar essa decisão, é importante identificar a cultura e os valores da família empresária.
“São muitas as funções e os objetivos ao se criar um Family Office: ter uma plataforma de serviços para atender a família, promover o alinhamento e a coesão entre as gerações, estimular o espírito empreendedor nas gerações futuras, formalizar o protocolo da família entre outros, por isso a importância de se ter claro qual o missão, propósito e o legado de cada família”. (Nelson Cury Filho, idealizador do Family Office Summit Brazil)
É importante entender que as mudanças na profissionalização da família e suas estruturas é um processo, e não uma ação isolada. Vão desde reorganizações societárias para agrupamento de núcleos familiares em holdings e negociação de acordos de sócios e acionistas. O processo muitas vezes envolve treinamento e capacitação dos membros familiares
“Famílias Empresárias precisam ter consciência do valor de se criar um planejamento familiar, com visão de longo prazo. Como a família quer estar nos seus próximos 10, 20, 30 anos? Se você ainda não pensou nisso, sugiro começar a refletir sobre a importância de administrar sua família e seu patrimônio assim como você administra sua empresa.” (Nelson Cury Filho)
E é impossível falar de patrimônio sem pensar em capital. Para Randolph Waesche, um dos principais planejadores financeiros do mundo, o dinheiro na sua definição e uso, é confuso e não muito bem compreendido. Em muitas empresas familiares, quem ganha o dinheiro, e/ou quem o controla, determina o destino da família e, portanto, do negócio. Compreender o dinheiro é entender como a família é controlada e por quem.
“O dinheiro é o fio comum que liga o negócio da família através das gerações, e a compreensão de seu propósito e influência dentro do sistema da empresa familiar pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.” (Randolph Waesche)
Para Paz Ambrosy, investidora dos maiores Family Offices do mundo e palestrante do evento, a ideia de que as famílias (líquidas ou não) precisam pensar em novas formas de investir como Private Equity, Searching Funds, Venture Capital e investimentos de alto impacto social.A sabedoria financeira convencional indica que menos risco leva a menores retornos.
“Nos últimos anos, vimos uma enxurrada de publicações demonstrando o desempenho financeiro positivo de investimentos sustentáveis, aqueles que geram impactos sociais ou ambientais acompanhado de retornos financeiros. Embora este seja um progresso positivo, é necessário mais trabalho no elo primário entre ESG e risco.”(Paz Ambrosy)
Entre esses temas outros assuntos serão abordados no Family Office Summit Brazil 2019. Confira abaixo a nossa programação!
- “Endowment: investindo com propósito”por Renata Biselli | Santander
- “B.Corps: unindo lucro e impacto social” por Alex Seibel | Acionista do Grupo Duratex
- “Case Grow: mobilidade urbana & geração de valor compartilhado”por Marcelo Loureiro
- “Legado: o futuro começa agora”por Rubens Ricupero e Daniela de Rogatis
- “Legado Familiar e a Nova Lei de Endowment no Brasil” por Luciana Bragança | Santander
- “Criptoativos: A caminho do Pós-Capitalismo”por Newton Campos | FGV EAESP
- “Mercado de capitais: uma nova forma de investir globalmente” por Mario Rivero
- “PUC-Rio, o primeiro Endowment educacional no Brasil”por Ricardo Lagares Henriques e Carlos Augusto Siqueira
- “Fundo Bemtevi: como a família Simões e a JSL vem investindo em iniciativas de alto impacto social” por Fernando Simões (acionista Grupo JSL)
Quer participar do Family Office Summit Brazil 2019? Clique na imagem abaixo, se inscreva e leve toda a sua família!
Nenhum comentário foi deixado.