Treecorp apresenta case no Family Business Investment 2024

Treecorp é um fundo de private equity, fundada em 2012, que se especializou em investimentos em empresas familiares. “Desde o início, nosso posicionamento sempre foi investir em empresas familiares. Queremos ser sócios e fazer com que a família fique sócia de um negócio que, com a nossa ajuda, se tornará grande”, afirmou Luis Felipe Lomonaco, um dos fundadores da Treecorp.
Ao longo dos seus 12 anos de existência, a Treecorp construiu um diversificado portfólio. Entre os investimentos do fundo estão a Zee.dog, empresa que produz bens duráveis para pets (adquirida pela Petz), e a Ademicon, que se tornou a maior administradora independente de consórcios do país. No ano passado, outra operação do fundo chamou muita atenção: a aquisição de 90% do clube de futebol paranaense Coritiba. Esse foi o primeiro investimento de um fundo de private equity brasileiro em SAF, o modelo de privatização dos times de futebol.
“Vemos muita gente falando negativamente do Brasil neste momento. Mas, curiosamente, estamos no nosso melhor momento como empresa, porque buscamos bons empreendedores, boas famílias, bons negócios. E isso, de certa forma, gera resiliência”, disse Lomonaco.
A operação construída pela Treecorp com a marca de luxo Tania Bulhões se encaixa perfeitamente nessas características, conforme destacou o executivo ao descrever o negócio para o público do Family Business Investment Summit 2024, realizado em 18 de junho pelo Fórum Brasileiro da Família Empresária (FBFE).
A busca que resultou no acordo fechado com Tania Bulhões começou durante a pandemia, quando a Treecorp observou que as marcas de luxo demonstraram grande resiliência em meio ao impacto generalizado provocado pelo isolamento social em vários segmentos da economia.
“Constatamos, nessa busca, que as maiores marcas tradicionais são europeias ou americanas. Até que nos deparamos com Tania Bulhões”, destacou. “Ficamos muito impressionados com o público, com o que ela estava criando, o conceito de marca, o lado artístico.”
Tania Bulhões, a proprietária da empresa, e seu filho Virgílio, que já passou pelo mercado financeiro, estavam na época buscando formas de crescer e vender a marca em outros mercados. Virgílio havia ingressado na empresa entre 2018 e 2019 e já havia feito o reposicionamento da marca, promovendo uma releitura do seu conceito e reforçando a ligação com a natureza. Ele também já havia testado a resiliência da marca com o lançamento dos perfumes Tania Bulhões.
“Foi aí que entramos no negócio. Com nossa entrada, Virgilio pode manter o foco no negócio, enquanto agregamos um pouco de governança e novas ideias”, contou Lomonaco. Desde então, alguns passos importantes foram dados. O conceito das lojas foi revisto – elas passaram a apresentar um design clean, para dar mais visibilidade aos produtos. Tania Bulhões adquiriu a fábrica de porcelana em Limoges, na França, fundada em 1797. “Essa marca que compramos, a Royal Limoges, nos dá uma ótima entrada no movimento que já iniciamos nos Estados Unidos”, disse Lomonaco.
A aquisição da fábrica francesa deu um ânimo novo à ideia de internacionalizar a marca, com uma inserção no competitivo mercado americano. Foi aberto um galpão em Miami e lançado um e-commerce, que, segundo Lomonaco, vem apresentando bons resultados. Mais recentemente, foi inaugurado um ponto de venda em Nova York.
Outro passo importante foi entrar no mundo da alta gastronomia, seguindo a linha da diversificação das grandes marcas de luxo. “Estudamos a alta gastronomia, um segmento complexo, e decidimos abrir o restaurante Leila, com gastronomia franco-mineira, que leva a assinatura Tania Bulhões”, destacou o fundador da Treecorp no Family Business Investment 2024.
“É uma marca que nos dá muito orgulho. Uma marca brasileira que tende a ir ganhando seu espaço fora e, eventualmente, pode se tornar uma das grandes marcas de luxo do mundo”, afirmou Lomonaco.
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