O “efeito Buddenbrook”, como foi batizado o novo fenômeno que vem afetando os processos sucessórios das empresas familiares na Alemanha, foi o tema abordado por Nelson Cury Filho, fundador do Fórum Brasileiro da Família Empresária (FBFE), na abertura do Family Business Investment Summit 2024, realizado no dia 18 de junho no Espaço Faena, em São Paulo. Embora ainda seja pouco conhecido, o “efeito Buddenbrook” pode comprometer a transferência de recursos de uma geração para a outra pela falta de herdeiros.
A importância de se preparar e continuar o legado da família e a gestão dos negócios foram os temas centrais da terceira edição do Family Business Investment Summit 2024, destinado a grandes empresas familiares, famílias investidoras e Single Family Offices. Idealizado num formato dinâmico e inovador, de modo a permitir a troca ativa de experiências entre os participantes, o evento reuniu 80 participantes e foi dividido em dez palestras, sete rodadas de perguntas e apresentação de dois cases.
A troca de experiências se deu, mais uma vez, dentro do espírito que originou o FBFE: o de atuar “como se fosse um Hub, um ambiente seguro, fechado, exclusivo para troca de experiência e aprendizado através do olhar do outro”, conforme definiu Nelson Cury Filho.
O FBFE é a principal referência em Family Business no Brasil, conectando mais de 5 mil acionistas ultra-high-net-worth individuals (UHNWI), com o propósito de capacitar a família empresária e ajudá-la na perpetuidade do seu legado familiar.
Ao falar sobre a “Desconstrução da Sucessão”, Cury Filho ressaltou a importância do novo fenômeno. “Se as empresas familiares já vinham enfrentando questões como a falta de capacitação, modelos às vezes antiquados ou a falta de governança, agora se deparam com a própria desconstrução da sucessão”, afirmou. O tom de alerta de sua apresentação tem fundamento: o “efeito Buddenbrook” se apresenta justamente quando o mundo se prepara para uma colossal transferência de recursos entre gerações, estimada em US$ 150 trilhões.
Um dos pontos altos do evento deste ano foi a palestra “Faena, Even & Malzoni: três famílias, um negócio”, sobre a união de três grandes famílias brasileiras para trazer ao Brasil a rede de hotéis de luxo Faena, O primeiro endereço da rede no país será em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, onde foi realizado o Family Business Investment Summit 2024. A história de como se deu essa parceria foi contada por Leandro Melnick, presidente do Conselho de Administração da Even Construtora e Incorporadora e por Marcio B. Moraes, CEO da Even, sócio do Grupo RFM e acionista e membro do Conselho do Txai Resorts.
O empresário Alfredo Khouri, fundador da Catuaí Construtora e Incorporadora, apresentou o “Case Catuaí: tradição e inovação no Varejo”. Na sequência, seu filho, Alfredo Khouri Jr., destacou os desafios da sucessão e a importância do apoio da família para empreender na palestra “Next Generation: autonomia e diversificação de investimentos”.
A família Setubal também marcou presença no evento. Atualmente, no Conselho de Administração da Fundação Tide de Azevedo Setubal, depois de ocupar cargos de direção na Itaú Seguros, Itauseg Saúde e de ter sido membro do Conselho de Administração da Itautec, Olavo Setubal apresentou o “Case O.S. Family Office”. Seu filho, Bruno Setubal, sócio da CONTROLLER, empresa de sistemas prediais e da Vista Properties Boutique, falou sobre “O que fica para as próximas gerações?”
Também estiveram presentes ao Family Business Investment Summit 2024 o consultor e psicólogo José Ernesto Bologna, autor de livros e artigos relacionados à aplicação das Ciências Humanas à Administração e à Educação, que apresentou a palestra “Fama, Fortuna e Felicidade”, e os especialistas da área de Tax da Grant Thornton, Sabrina Lawder e David Benevides, que falaram sobre estratégias tributárias e planejamento sucessório para famílias de alto patrimônio.
Outro destaque é o banco suíço Vontobel, especializado na gestão de patrimônio, que também patrocinou o evento. Na ocasião, o estrategista sênior Mario Montagnani fez uma análise sobre “Macro Outlook & Swiss Outlook”. A Treecorp Investimentos também integrou o time de patrocinadores. O COO e fundador da Treecorp, Luis Felipe Lomonaco, discutiu a diversificação do portfólio com marcas de luxo e a atuação de private equity na empresa Tania Bulhões.
O Osten Group, um dos grupos automotivos mais relevantes no segmento de veículos premium, e a Air Charter, líder global em fretamento de jatos executivos, fretamentos para companhias aéreas e de carga, também contribuíram para a realização do evento.
Nenhum comentário foi deixado.