Inovação e Tecnologia é tema do FBFE Ribeirão Preto 2019
O palestrante José Salibi Neto com mais de 30 anos de convívio com alguns dos maiores professores de gestão do mundo, trouxe ao FBFE sua experiência e sua visão de como os líderes atuais podem se preparar para as turbulências de um mercado cada vez mais movido pela inovação e tecnologia.
Qual a longevidade de uma empresa no mundo turbulento de negócios atual? Como sobreviver nesse cenário? Qual será o segredo? Gestão? Governança? Inovação? Tecnologia?
Essas são algumas das indagações que estão diariamente rondando empresários e famílias empresárias, e que puderam ser respondidas por José Salibi Neto no evento “Gestão do amanhã”, realizado em Ribeirão Preto na noite de 24 de abril pelo Fórum Brasileiro da Família Empresária-FBFE. O evento foi realizado no Espaço Cappo, e teve o restaurateur Tullio Santini como anfitrião.
Tão importante é o tema que, segundo estudo da Standard & Poors, mais da metade das empresas que terão relevância na próxima década ainda estão para ser criadas ou estão no início de suas trajetórias. Esta e outras pesquisas foram abordadas pelo palestrante, que está diretamente ligado ao desenvolvimento empresarial e à educação executiva nos últimos 30 anos, tendo convivido com alguns dos maiores pensadores mundiais da gestão em seus anos à frente da HSM Educação Executiva.
A partir de sua experiência, ele escreveu o livro “Gestão do amanhã”, que aborda os impactos da quarta revolução industrial sobre os negócios. O livro faz uma retrospectiva do pensamento de gestão, desde a invenção da máquina a vapor até as plataformas digitais e tecnologias da quarta revolução industrial, abordando as novas maneiras de pensar em estratégia, novas habilidades de liderança e a educação que será necessária para atuar nesse ambiente.
“As mudanças no mundo da gestão são muito profundas, mas as pessoas não entendem de onde surgiram. Vivemos num mundo, numa sociedade, completamente diferentes do que foi vivido algum tempo atrás e desenvolvemos uma série de competências que todo líder precisa ter hoje para vencer o que é chamado de ‘mundo exponencial’. A quarta revolução industrial é mais abrangente e profunda do que todas as outras. Há inovações e desenvolvimentos coexistindo em diferentes áreas, como na física, biologia, robótica e inteligência artificial, nanotecnologia, entre tantos outros segmentos”, explica.
O resultado de tudo isso são mudanças intensas e drásticas na sociedade e, por consequência, um impacto importante no mundo dos negócios. “A grande questão é: nesse mundo em ebulição, precisamos rever a forma como enxergamos e gerenciamos negócios”, afirma.
Entre os desafios estão incorporar a tecnologia e principalmente os dados e as métricas que podem gerar. “A tecnologia sempre nos ultrapassa. Não basta ter as qualidades do passado: honestidade, comunicação, gestão de pessoas. Hoje, isso é uma entrada. A tecnologia exige uma forma muito rápida de acompanhá-la”, complementa.
Nesse panorama, a questão da educação também precisa ser reformulada, acredita Salibi. “O ensino ainda funciona de forma linear, quando deveria estar sendo tratado de forma exponencial. Em um mundo cada vez mais fragmentado e acelerado, as clássicas teorias da administração já não conseguem dar conta de todas as respostas. Não inovar – em produtos, gestão e cultura organizacional – é hoje o maior risco que um empreendedor ou executivo pode correr.”
O evento contou com o patrocínio de GymPass, app que oferece acesso a diversas academias em todo o mundo por meio do pagamento de uma assinatura mensal ou de diárias, e também de Carpa Patrimonial, um multi-family office voltado para indivíduos e famílias de alta renda que assessora a gestão de investimentos e patrimônios não financeiros, locais e internacionais, além do Institut auf dem Rosenberg, internato privado internacional localizado em St. Gallen, Suíça, e do champanhe Taittinger, que assinou o menu.
Nenhum comentário foi deixado.