Fundação Dom Cabral Ribeirão Preto apoia o FBFE
Para quem ainda não conhece, vamos contar um pouco sobre a Fundação Dom Cabral. Criada em Belo Horizonte em 1976, a FDC exerce suas atividades no Brasil e no exterior há 38 anos. Comprometida com a excelência na educação executiva, a instituição promove a atualização e a capacitação profissional de executivos, empresários e gestores públicos. Além disso, preza pela qualidade do ensino e trabalha com as organizações para criar soluções educacionais que resultem na evolução dos negócios, no crescimento sustentado e na inovação em todos os setores.
Durante o lançamento do Fórum Brasileiro da Família Empresária que aconteceu em Ribeirão Preto, conversamos com Fabio Martins, fundador e sócio-diretor da Confidence Estratégia e Gestão e responsável pelos programas da Fundação Dom Cabral nas regiões de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Confira a entrevista!
![Fabio Martins 2[5]](http://www.fbfe.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Fabio-Martins-25.jpg)
Fábio Martins, associado da Fundação Dom Cabral Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, fala ao FBFE sobre a importância da capacitação da família empresária.
1- Fabio, 90% dos negócios no Brasil são de controle familiar, ou seja, a base da economia brasileira. Porém com um alto grau de mortalidade, somente 5% das empresas familiares conseguem ultrapassar a 3ª geração. O que a Fundação Dom Cabral Ribeirão Preto vem fazendo na área de educação para melhorar isso?
Fábio Martins – No âmbito das empresas médias e familiares a FDC tem soluções educacionais direcionadas para Gestão, Governança e Sucessão. Um dos programas, o PAEX – Parceiros para Excelência, implementa um modelo de gestão baseado em planejamento estratégico, capacitação dos gestores e acompanhamento sistemático de resultados. Outro programa também direcionado para empresas familiares é o PDA – Parceria para Desenvolvimento de Acionistas, composto por um conjunto de melhores práticas e disciplinas fundamentais para preparação da família empresária no contexto da Governança e Sucessão. Esses programas tem, respectivamente, 25 e 17 anos de aplicação pela FDC no Brasil e exterior. Em Ribeirão Preto são aplicados desde 2010.
2- A FDC foi considerada a melhor escola de negócios da América Latina, você poderia falar um pouco do programa PDA – Parceria para o desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária? Como ele vem ajudando as famílias empresárias a superar seus desafios?
FM – Conhecendo os grandes desafios das empresas familiares, a FDC desenvolveu o Programa PDA – Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária, que conta com professores e especialistas qualificados para trazer as melhores práticas ligadas aos temas Governança e Sucessão.
Destinado aos fundadores, herdeiros, atuais e futuros acionistas, o programa PDA tem como principal objetivo auxiliar as famílias empresárias no seu desenvolvimento e no melhor encaminhamento das questões pertinentes às empresas familiares, contribuindo, assim, para a preservação do patrimônio, a continuidade das relações familiares e a longevidade das empresas.
Com atuação nacional, o PDA teve, ao longo de seus 17 anos, 87 grupos, compostos por 536 empresas familiares e mais de 3053 participantes.
3- Onde são ministrados os cursos da FDC em Ribeirão Preto? E quais cursos a FDC esta promovendo aqui na região?
FM– Inicialmente nestes programas voltados para a empresa familiar (PAEX e PDA), para os quais utilizamos as estruturas dos melhores hotéis da região para as atividades que envolvem sala de aula. Nosso planejamento para 2016 e 2017 prevê trazermos a Especialização em Gestão, Programas Abertos e Programas In Company.
4- Qual o número de famílias que a FDC já atingiu no interior?
FM – Ao longo desses 5 anos, a FDC já preparou mais de 150 empresas nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Além disso, dezenas de executivos e presidentes das empresas procuram anualmente a FDC para fazerem outros programas abertos e de formação como o Executive MBA, Especialização e outros de curta duração como PDC – Programa para Desenvolvimento de Conselheiros, Governança Corporativa, Liderança com Pessoas, Estratégia e Execução, dentre outros.
5- A quem se destina esses programas?
FM – Os programas empresariais e educacionais da FDC se destinam a acionistas, executivos e empresas, principalmente familiares, de médio e grande porte, abrangendo todos os segmentos de atuação.
6- Quais os maiores desafios hoje para uma empresa familiar se perpetuar diante de um quadro tão pessimista da economia brasileira?
FM – Algumas ações importantes devem fazer parte da agenda dos empresários e acionistas para garantir um ciclo de vida saudável para a organização mesmo em tempos de crise: (a) ter um planejamento estratégico como direcionador para o futuro de médio prazo. (b) estruturar um modelo de acompanhamento de resultados simples e eficaz. (c) identificar focos de improdutividade ajustando processos. (d) capacitar continuamente seus profissionais. (e) implantar um plano de sucessão e governança no tempo certo.
7- Qual o maior desafio da FDC no interior em relação a capacitação da nova geração? Você acredita que uma boa educação ajudaria esses jovens na procura de novas oportunidades de emprego ou na perpetuação do legado familiar e do negócio?
FM – Tudo passa pela conscientização de toda a família empresaria. Um desafio importante é envolver integrantes de todas as gerações nos momentos de capacitação para que essa conscientização de fato surja como incentivo para tomada de decisão das gerações mais novas. Quando isso acontece, a decisão entre ficar na empresa da família ou partir para outras experiências se torna mais assertiva. Nossa experiência nos mostra que a partir da 3a geração o vínculo com a empresa da família perde força, justamente pela falta de envolvimento com a empresa e falta de conhecimento de melhores práticas em Governança e Sucessão.
8- O que você acha da iniciativa Fórum Brasileiro da Família Empresária – FBFE?
FM – Esta iniciativa vem exatamente ao encontro da necessidade de conscientização dos empresários e famílias a medida que surge como um ambiente de divulgação de práticas de governança, conceitos, riscos e oportunidades para suas organizações.
9- O que você achou da FDC ter participado do lançamento do FBFE em Ribeirão Preto?
FM – Entendo ter sido uma excelente oportunidade para demonstrarmos a sinergia entre as instituições abrindo importante espaço para envolvimento e preparação das famílias empresarias, tão representativas no cenário econômico da região.
Confira abaixo o vídeo institucional da Dom Cabral:
Nenhum comentário foi deixado.