Search Funds como ferramenta de sucessão
Mais um destaque do evento FBFE Fortaleza foi a apresentação do Prof. Dr. Newton M. Campos, Professor da IE University da Espanha e da FGV EAESP, que falou sobre o tema “Empreendedorismo por aquisição: o Search Funds como ferramenta de sucessão”.
Também vindo de família empresária, Newton abriu a classe magistral reconhecendo que se identificava com muitos dos colegas presentes. Seu pai foi sócio co-fundador de uma das primeiras fábricas de computadores do Brasil nos anos 80: a Gepeto informática do Rio de Janeiro.
“Cresci neste ambiente de empreendoedorismo e tecnologia, com placas de circuito integrado pela casa e reuniões de board na cozinha”, revela.
Como professor, Newton Campos foi ao evento apresentar uma classe de ativos que está crescendo por todo o mundo, os Search Funds. “Descobri os Search Funds como pesquisador do Centro de Estudos em Private Equity da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, há quase dez anos”, atesta.
“Estudar este incrível tipo de Private Equity se tornou uma espécie de hobby para mim naquela época”, revela. Atualmente estabelecido como referência acadêmica na indústria mundial de Search Funds, Newton lançou um Glossário de Termos de Search Funds na Universidade de Oxford, na Inglaterra, em abril de 2022.
Tendo preparado um exercício para os participantes do evento realizarem em poucos minutos, Newton afirmou que, desta forma, seria mais fácil que todos entendessem melhor o funcionamento desta classe de ativos. A proposição do exercício foi a seguinte:
“Cada mesa está montando uma empresa, nova e específica. Decidiu-se montar uma empresa de hardware as a service, ou seja, que aluga laptops e celulares para empresas”.
Assim, ao invés do cliente pagar US$ 2.000 ou US$ 3.000 dólares na aquisição de um MacBook, mais US$ 100 dólares anuais pelo software, ele paga mais ou menos US$ 50,00 por mês e qualquer problema que tiver, liga para a empresa e troca de aparelho ou computador.
Todos ganham, o cliente paga menos pelo hardware, transforma todo o seu CAPEX em despesa e ainda recebe todo o serviço de manutenção dos aparelhos. Após mapearem as principais atividades necessárias para se estabelecer uma empresa com estas características, Newton pediu que os presentes calculassem em quantos anos essa empresa poderia se tornar a principal do Brasil no setor. Newton passeou pelas mesas e foi ouvindo as respostas: de 5 a 15 anos, foram elas.
“Então somente em três anos, dois alunos da IE University conseguiram fazer uma empresa líder deste mercado no Brasil”, contou ele. Normalmente, uma empresa deste tipo e porte, organicamente, levaria de 10 a 20 anos para se tornar líder de mercado. Mas o que fizeram estes alunos, então?
Eles descobriram uma forma de empreender que, por enquanto, só é lecionada nas 15 principais escolas de negócios do mundo: o Empreendedorismo por Aquisição, também conhecido como Search Funds pelos investidores. De certa forma, eles aprenderam que poderiam “furar a fila” do empreendedorismo e, ao invés de montar uma empresa ao longo de 15 a 20 anos, poderiam comprar uma empresa de médio porte e a partir desse momento empreender como CEOs da mesma.
“Eles levantaram um Search Fund, basicamente uma ferramenta de empreendedorismo que foi criada por alunos e professores de Stanford e Harvard nos Estados Unidos para facilitar que pessoas que queiram empreender, mas não queiram começar do zero, desenvolvendo nome, logo, identidade, produtos, primeiros clientes, fornecedores, etc, possam empreender também a partir de um ponto mais maduro, de uma empresa já existente”, define Newton.
Esse é uma forma de empreendedorismo que está crescendo no mundo todo e no Brasil também. Estes jovens estudantes da IE compraram uma empresa de aluguel de laptops de São Paulo que era a sétima do mercado, com cerca de 60 colaboradores. Recentemente, conquistaram a liderança dele, contando com mais de 600 colaboradores. Agora sonham e se tornar líderes na América Latina.
O modelo de Search Funds é um modelo “receita de bolo” e grande parte do seu sucesso se deve ao fato dele ser padronizado, o que evita desgaste em negociações sobre os termos dos acordos entre as partes. Um documento orientativo, chamado “Search Funds Primer” pode ser acessado livremente por qualquer pessoa no site da Universidade de Stanford.
Sob este modelo, alunos recém-formados ou com até com cinco anos de formados, constituem um Search Fund, com uma quantia de aproximadamente US$ 500,000 e montam um time de procura de empresas para aquisição.
Quando acham a empresa que querem ser o CEOs, voltam para os investidores, que já colocaram o capital de procura (Search Capital), anunciam a descoberta e pedem para eles comprarem a empresa encontrada, que normalmente custam de US$ 5 a US$ 20 milhões, com 50 a 200 funcionários, empresas relativamente pequenas e que, portanto, não estão no radar dos típicos fundos de Private Equity.
As empresas adquiridas por Search Funds são empresa que ainda têm desafios de governança, com muitas atividades que podem ser melhoradas. Ao comprar a empresa, o(a) searcher vira CEO e começa a implementar melhorias que impulsarão o crescimento acelerado da mesma. Em Search Funds jamais se faz turn-arounds, compra-se apenas empresas saudáveis com potencial de crescimento acelerado.
Mas quem tem interesse em vender uma empresa tão boa? É neste momento que as empresas familiares entram no radar dos Search Funds. Mais de 80% das empresas alvo de Search Funds são empresas familiares com problema de sucessão, em muitos casos os fundadores estão em idade avançada e os filhos não têm interesse em manter o legado da empresa familiar.
Como, portanto, pode a Família Empresária ser beneficiada pelos Search Funds? Um ou mais de seus membros podem se tornar Searchers, procurando por empresas que tenham a ver com seu perfil ou com o perfil do grupo familiar. Outra opção é garantir a continuidade da existência da empresa e da equipe fundadora, evitando que a mesma seja vendida para o concorrente ou para um fundo de Private Equity, mas sim para um Searcher que manterá e potencializará o espírito e a energia empreendedora dos fundadores.
A família empresária que vendeu o negócio para os Searchers pode não apenas reinvestir parte do capital recebido na própria empresa sob nova gestão, mas também em novos Searchers e em novas aquisições empreendedoras, apoiando toda uma nova safra de empreendedores pelo mundo enquanto diversifica sua atividade empreendedora.
Quem investe no Search Capital (aproximadamente US$ 500,000,00 iniciais) tem direito ao retorno de 150% do valor investido, chamado de “Step Up”, e tem o direito de comprar até 10% da empresa que os Searchers encontrarem. Quando a empresa é adquirida pelo fundo o CEO tem de cinco a dez anos para crescer a empresa.
“Na média, compra-se uma empresa por US$ 10 milhões de dólares e após muito trabalho duro por parte do CEO, dos colaboradores e do time de investidores, vende-se a empresa por US$ 50 milhões”, conta Newton.
Entre os possíveis compradores, inclui-se o próprio CEO, que vai recebendo equity ao longo de sua trajetória de liderança, 10% na compra da empresa, 10% num vesting ao longo de cinco anos e por fim, mais 10% se as taxas de retorno forem concretizadas.
“O que tenho visto acontecer pelo mundo é o interesse por parte de muitos Family Offices por este tipo de ativo, pois já se sentem familiarizados com o ambiente empresarial de médio porte e seus desafios”, revela Newton. Quando falamos de diversificação, o que acho muito interessante nos Search Funds é a possibilidade de possuirmos participação em empresas de médio porte promissoras localizadas em vários lugares do mundo”, finaliza ele.
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