Plateia do FBFE RJ fica empolgada com palestra de Luiza Trajano, do Magazine Luiza
Foi um raro privilégio, na avaliação da maioria dos presentes à concorrida 2ª edição do Fórum Brasileiro da Família Empresária no Rio de Janeiro, FBFE RJ, acompanhar na quarta-feira (05/07/2017) a palestra de Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. Prestigiaram o fórum, patrocinado pela Grant Thornton, Audi, Grand Cru, Banco Fator e Teresa Perez Tours, fundadores, herdeiros e acionistas de famílias empresárias, além de executivos e CEOs de negócios familiares.
O fundador do FBFE, Nelson Cury Filho, abriu os trabalhos, agradeceu a presença de todos e, em especial, de Luiza Trajano, por ter aceitado o convite como palestrante. Muito simpática e falando com a maior transparência sobre sua história, a matriarca da poderosa rede varejista Magazine Luíza, hoje com 800 lojas espalhadas por 16 estados do país, disse orgulha-se em ver o filho, Frederico Trajano, de 40 anos, ocupando o cargo de CEO da rede desde janeiro de 2016, enquanto ela mesma agora prefere curtir uma nova fase em sua carreira de vendedora nota 1.000: atendimento ao cliente! Sua trajetória é daquelas que vale a pena acompanhar.
Luiza Helena Trajano formou-se em direito em sua cidade natal, Franca, no interior de São Paulo. Seu talento como comerciante, manifestado precocemente, sobrepôs-se, no entanto, ao da provável advogada. Com apenas 12 anos, ela já trabalhava como balconista na loja dos tios Luiza Trajano Donato, de quem herdou o nome, e Pelegrino José Donato, que em 1957 haviam adquirido uma pequenina loja de presentes na cidade, chamada A Cristaleira.
Ao contrário do que a imaginação pode supor, o nome Magazine Luiza não é uma referência a Luiza Helena, mas decorre de uma homenagem à sua tia, tendo sido escolhido por meio de um concurso cultural produzido por uma emissora de rádio de Franca. Depois de passar por diversos cargos na empresa da família, Luiza Trajano assumiu os negócios em 1991, quando contava 40 anos, época em que a Magazine Luiza ainda era conhecida apenas por sua rede de lojas no interior de São Paulo, embora já chamasse atenção pelo atendimento cordial que dispensava aos clientes e por sua capacidade de expansão.
Ousada e adepta da interatividade com o cliente, Luiza Trajano desenvolveu o conceito de “lojas virtuais”em 1992, antes mesmo de a internet alcançar o grande público. Isso permitiu à rede chegar a lugares onde ainda não tinha lojas incluindo a capital paulista, maior centro consumidor do país.
Na sequência, mas em pouco tempo, transformou a marca Magazine Luiza em uma das maiores e mais conceituadas do mercado, vindo a competir em pé de igualdade com outras vigorosas do seguimento. Não por acaso, a gestão de Luiza Trajano foi objeto de estudo pela Harvard Business School (EUA) como case de sucesso empresarial e o Great Place do Work/Revista Exame elegeu por vários anos a Magazine Luiza como melhor empresa para se trabalhar.
Segundo Luiza, a rede varejista de sua família diferencia-se das demais principalmente por ter saído na frente com vendas pela internet. O case de sucesso é justamente “ser uma empresa virtual sem perder o calor humano”. Suas vendas online já representam 24% do faturamento da rede, que chegou a 11,4 bilhões de reais em 2016, segundo a Exame de 05/07/2017.
Sobre sucessão na empresa familiar, ela que sucedeu aos tios à frente dos negócios, tem uma opinião serena, mas bastante técnica e profissionalizada também. Luiza Trajano deixou claro aos presentes ao fórum que é de suma importância para a perpetuidade dos negócios a formatação de contratos bem definidos e transparentes com os membros familiares, assim como a elaboração de um Acordo de Acionistas bem estruturado.
Coincidentemente, a Grant Thornton, uma das patrocinadoras do evento, está lançando um vídeo institucional orientando seus clientes exatamente para elaborar acordos bem estruturados com seus familiares, a fim de evitar problemas futuros e garantir a perenidade dos negócios. Cássio Guimarães, superintendente do Private Banking do Fator, por sua vez, elogiou o convite feito pelo FBFE a Luiza Trajano. “Além de ela ser um exemplo para todos nós, sua orientação à família empresária é perfeita. No Fator também procuramos mostrar a membros de empresas familiares que a adoção de práticas modernas de gestão familiar é o meio mais eficaz de proteção do patrimônio.”
Para acompanhar o jantar oferecido aos empresários, após a palestra, a Grand Cru serviu dois diferentes vinhos da grife Cobos Felino, produzidos por vinícola familiar em Mendoza: o branco Chardonnay e o tinto Cabernet Sauvignon. A Tereza Perez Tours, especialista em roteiros personalizados para os seus clientes, sorteou duas diárias no elegante Hotel Emiliano, no Rio de Janeiro, com acompanhante. E a Audi, fabricante de automóveis cobiçados no mercado pelo apurado design e excelência tecnológica, sorteou vouchers com descontos na aquisição de seus modelos.
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