Edu Lyra fala sobre seu livro “Da favela para o mundo” em Ribeirão Preto
A partir de sua experiência de vida, Eduardo Lyra foi muito além do previsível e trabalha com o objetivo de mudar o futuro do país pela educação.
Metas, indicadores, planejamento e estratégia são conceitos associados a grandes empresas. Mas, há quem se apodere dessas ferramentas para investir no empreendedorismo social. Essa foi a decisão de Edu Lyra, fundador da ONG Gerando Falcões, uma franquia social, que atua dentro da estratégia de rede, em periferias e favelas. A grande experiência veio de sua própria história. Edu cresceu em uma favela de Guarulhos, Grande São Paulo. Nessa quarta-feira (25), ele compartilhou um pouco de sua vida, do seu livro recém lançado “Da favela para o mundo”, de suas experiências enquanto empreendedor social com membros de grandes empresas familiares, durante o segundo encontro do ano promovido pelo Fórum Brasileiro da Família Empresária – FBFE, em Ribeirão Preto.
Edu Lyra falou durante o encontro do FBFE que sua formação enquanto cidadão veio da dor, da exclusão e da escassez, e que isso havia gerado nele um certo grau de resistência e um desejo de que a nova geração da sua comunidade tivesse acesso a tudo aquilo que ele não teve, como educação de qualidade, cultura e esporte. A partir deste sonho foi criada a ONG, que atua nestas frentes atendendo, atualmente, mais de mil famílias da comunidade.
“Há um esforço para potencializar e acelerar a comunidade para que ela possa ter um futuro melhor e com mais dignidade”, disse Lyra.
O projeto Gerando Falcões passou a ser tão reconhecido pelo País que chamou a atenção de quatro renomados empresários brasileiros, que decidiram investir na iniciativa com o propósito de expandi-la para outras comunidades de baixa renda. Jorge Paulo Lemann (Ambev), Carlos Wizard (Mundo Verde), Daniel Castanho (Anima Educação) e Flávio Augusto da Silva (Wise Up) se ativeram ao valor do bem social e da forma como a ONG apoia-se na gestão e uniram-se à Eduardo Lyra para investir em educação, em empreendedorismo social e, com isso, buscar seu maior lucro: mudar o futuro do país.
Eduardo Lyra é jornalista, acumula em sua bagagem a autoria dos livros “Jovens Falcões” e do recém lançado e os títulos de um dos 30 jovens mais influentes do país com menos de 30 anos pela Revista Forbes, o de Paulistano Nota 10 pela revista Veja, e o de Rebeldes com Causa pela grife Reserva. Também recebeu o prêmio de Jovem Empreendedor do Ano pelo Grupo LIDE, além de ter sido selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo, fazendo parte da Global Shapers.
De todos os feitos de Edu, porém, a conquista que mais lhe dá orgulho é a criação da ONG Gerando Falcões, fundada por ele em 2013 e que já transformou a vida de milhares de jovens de uma comunidade da cidade de Poá, na Grande São Paulo. A Gerando Falcões tem hoje mais de 20 programas em andamento, como aulas de pintura, teatro, percussão, coral, tênis, boxe, futsal para crianças e adolescentes. Além de aulas de logística, vendas, empreendedorismo, inglês e programação para jovens de periferias e favelas.
“A vida nem sempre é reflexo das habilidades que você tem, mas sobre as escolhas que faz. Eu poderia ser vítima, mas escolhi ser protagonista. Uma das lições é uma palavra pequena, mas de grande significado, chamada coragem”, ressaltou Edu.
A experiência de compartilhar sua trajetória e sua grande vontade de mudar a própria realidade e a realidade do entorno onde vive e, quem sabe, de todo o país, neste evento do FBFE foi uma grande oportunidade de falar sobre liderança, empreendedorismo, sonho, de como juntos podemos mudar o Brasil, segundo Edu Lyra. “Pela mobilização do Nelson e da Ana Carolina Cury, pude me conectar à classe empresarial de Ribeirão Preto e começar a sonhar com a possibilidade de um dia trazer o Gerando Falcões para cá e ajudar a mudar a realidade das periferias e comunidades pobres da cidade. Volto para São Paulo inspirado, também, com a história de grandes empreendedores que construíram coisas a partir do zero e estão fazendo uma história tão bonita em Ribeirão Preto.”
Parceira oficial do FBFE, a Grant Thornton é uma das maiores empresas globais de auditoria e consultoria. Com atuação global em mais de 145 países, no Brasil está presente nos principais centros de negócios e conta com mais de 1200 profissionais altamente qualificados em diversos ramos de conhecimento.
Segundo Daniel Maranhão, Managing Partner da Grant Thornton Brasil, o atendimento a empresas familiares é um dos pilares da estratégia global e local da Grant Thornton. “Entendemos que as empresas familiares são o motor da economia ao redor do mundo, como um dos principais geradores de renda e emprego. Entendemos os dilemas e desafios das empresas familiares e nossos profissionais são capacitados a conduzir os serviços de forma a preservar a cultura da empresa e oferecer as melhores soluções para que as empresas possam crescer e se perenizar no mercado.”
A Smart Brain, plataforma de tecnologia que oferece soluções de análise, controle e consolidação de investimentos para profissionais do mercado de capitais e a grandes investidores, também apoia o FBFE e para Cassio Bariani, sócio-fundador da plataforma:
“A iniciativa do FBFE é inédita no Brasil e muito importante, pois traz a oportunidade de reunir experiências de diversos grupos empresariais e interesses em comum. Os eventos são excelentes, a divulgação de informações é muito assertiva e a troca de experiências é grande”
Nenhum comentário foi deixado.