Daniela Bulhões, filha de Tania Bulhões, criadora da marca homônima de produtos de luxo para casa e perfumaria, desenvolveu uma trajetória profissional que destoa dos herdeiros de empresas familiares: ela empreendeu antes de ingressar no negócio da família. Sua experiência com a Dany Home, loja aberta em 2003 em Uberlândia (MG), onde morava, foi um grande aprendizado repleto de lições importantes que recebeu de sua mãe.
“A minha loja era o meu terceiro filho”, destacou Daniela para o público presente no Family Office Summit Brasil 2024, em 6 de novembro, em Belo Horizonte (MG), evento promovido pelo FBFE – Fórum Brasileiro da Família Empresária. Para a abertura da loja, organizou um bazar com peças enviadas por sua mãe, juntou um dinheiro recebido de Tania e alugou e reformou o imóvel e adquiriu algumas peças para vender.
No entanto, o dinheiro acabou dois meses antes da abertura da loja. “Pensei: vou ter de ligar para minha mãe. Ela é brava, mas é a única alternativa que eu tenho”, contou. A resposta de Tania foi o primeiro grande ensinamento e que valeu para toda a sua experiência como empreendedora. “Minha mãe me disse que, se começasse a colocar dinheiro no meu negócio, eu quebraria, pois sempre pensaria que poderia ligar e pedir ajuda em caso de necessidade.”
Em busca de soluções, a sua primeira alternativa para levantar recursos foi penhorar as joias na Caixa Econômica Federal, mas o valor obtido não seria suficiente. Daniela Bulhões soube, então, que o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) oferecia uma linha de crédito com baixos e carência de três meses. “Era o que eu precisava”, relembra. O empréstimo possibilitou a abertura da loja, um negócio que prosperou por quase 20 anos.
Há quatro anos, Daniela passou por uma separação e se mudou para São Paulo. A princípio, não pensava em juntar-se à mãe. “Meu irmão, Virgilio, que veio do mercado financeiro, já estava trabalhando com ela na empresa”, lembra.
Cinco meses depois da separação de Daniela Bulhões, Tania também se separou, e as duas fortaleceram a relação. “Nos tornamos melhores amigas solteiras”, relata. As duas, então, passaram seis meses em Paris, período em que Tania apresentou a Daniela alguns de seus fornecedores. “Essa experiência foi muito enriquecedora. Minha mãe foi me levando para esse lado, para que eu conhecesse. Ela dizia ‘vem comigo, vem comigo’, mas eu ainda estava relutante”.
Daniela contou no Family Office Summit Belo Horizonte, que nunca teve sócios em sua experiência com a Dany Home, temia que trabalhar com a mãe e o irmão pudesse afetar a relação familiar com os seus principais pontos de apoio. Numa conversa com Virgilio, ele disse que queria que ela trabalhasse na empresa, mas com uma única exigência: cuidar de relacionamento e, para isso, ela teria de abrir seu Instagram.
Ela decidiu ingressar na empresa, assumindo a área de Relacionamento.
Hoje, Daniela comemora o crescimento da marca. “Temos 24 lojas, 18 gazebos e 50 lojas parceiras.” Ela atribui o sucesso da marca Tania Bulhões à combinação das habilidades de Tania e Virgilio. “Minha mãe é muito criativa, enquanto meu irmão veio do mercado financeiro, fez pós-graduação em Chicago, trabalhou em banco”, disse ela.
No organograma da empresa, Tania é presidente do conselho e diretora criativa, enquanto Virgilio ocupa o cargo de CEO. Daniela, por sua vez, trouxe para o grupo a sua experiência de 20 anos como empreendedora, e tem contribuído, como porta-voz, para a humanização da marca.
Nenhum comentário foi deixado.