Palestra sobre os 5 Cs abre porta para o GEA-Grupo de Estudos Avançados da Empresa Familiar
Para uma empresa familiar não basta adotar as melhores práticas de gestão. É preciso ir muito além, porque por trás dela há uma família, isto é, pessoas afetivamente ligadas, mas com perfis e personalidades diferentes. Um sistema supercomplexo, portanto, no qual transborda emoção, o que pode ser fatal aos negócios se não houver alinhamento e harmonia.
Esse foi, em síntese, o ponto central da palestra de– Nelson Cury Filho, fundador do FBFE e especialista no desenvolvimento da família empresária, e Luiz Fernando Garcia, autoridade em psicodinâmica aplicada aos negócios–, na noite da terça-feira (06/06/2017), sobre os 5 Cs da Empresa Familiar. Essa palestra nasceu da união de expertises dos dois palestrantes para levar a grupos familiares técnicas e ferramentas para lidarem com os diferentes tipos psicológicos de seus membros, tirar deles o melhor proveito em benefício do bom relacionamento familiar e do sucesso nos negócios e possibilitar que possam desenvolver suas próprias vocações, dentro ou fora das empresas.
Nelson abriu os trabalhos apresentando os 5 Cs da Empresa Familiar – Conflito, Comunicação, Controle, Capacitação e Conexão – “A família é o primeiro tipo de organização humana com a qual a gente faz contato”, disse. “É aí que a gente aprende a falar e como se comunicar com o outro etc etc. O que esquecemos é que a dinâmica familiar é replicada nos negócios. Os conflitos não surgem do nada dentro da empresa. Têm origem dentro da família. As competições familiares acabam afetando os negócios.”
E por que surgem os conflitos? Nesse ponto da palestra entrou o metodologista, psicólogo e administrador de empresas, Luiz Fernando Garcia. Ele começou mostrando à plateia, formada por fundadores, herdeiros, executivos e consultores em Family Business, que a dinâmica familiar tende a se reproduzir de geração em geração, tanto para o bem como para o mal. Os problemas podem se tornar um padrão; as comparações feitas por pais e avós, um estigma para filhos e netos; e assim por diante. É possível, no entanto, quebrar esse círculo vicioso, assegurando a crianças e jovens – ou seja, às novas gerações – a chance de viver em famílias e empresas harmonizadas.
Luiz Fernando apresentou, a seguir, os Tipos Psicológicos baseando-se nos trabalhos do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl G. Jung (1875-1961), fundador da psicologia analítica. “Jung foi genial, ele pensou sobre as diferenças de personalidade e desenvolveu testes específicos para encontrá-las”, começou explicando. “O jogo entre patriarca/matriarca em uma empresa familiar e o sucessor passa pela diferenciação de personalidade e não pela neurose”, afirmou. “Quando a gente se inteira dos tipos psicológicos e aprende a identificá-los tudo o que antes parecia para a gente como diferença passa a ser entendido como complementaridade. Nascemos diferentes, com temperamentos e tendências vocacionais diferentes. Saber isso, ter ferramentas para compreender o alcance dessa informação, acalma. Como acalma quando também estabelecemos regras para o processo sucessório.”
Como tais aprendizados não se obtém de bate pronto, e requer tempo e dedicação para ser estudado, os participantes foram convidados ao final da palestra a integrar o primeiro GEA-Grupo de Estudos Avançados da Empresa Familiar, coordenado por Nelson Cury Filho e Luiz Fernando Garcia, com dez meses de duração. A proposta é possibilitar o aprofundamento em cada um dos 5 Cs da Empresa Familiar, depois de adentrar e dominar a conceituação dos tipos psicológicos e aprender a reconhecê-los no outro.
Ferramentas? É disso que trata o GEA, de fornecê-las e ensinar como manejá-las com vistas à modificação de padrões cristalizados há gerações na família. A meta? Que os participantes melhorem o convívio com seus familiares, desenvolvam juntamente com eles um processo sucessório saudável e tenham a empresa familiar prosperando e perdurando.
Perdeu a palestra “Os 5Cs da Empresa Familiar”? Garanta já sua vaga e inscreva-se para a próxima que acontece dia 21/06, em São Paulo.
Nenhum comentário foi deixado.