Os 5 Cs da empresa familiar de sucesso
Uma pergunta que não cala: como explicar a sobrevivência de algumas empresas familiares por gerações, enquanto a maioria nem chega aos netos do fundador? O segredo do sucesso pode estar na atenção que as famílias de sucesso têm dado aos 5 Cs: Capacitação, Comunicação, Capital, Controle e Conexão. Veja a seguir o significado de cada um dos vértices desse pentágono e procure responder com franqueza as questões propostas em cada um:
Como os membros de sua família estão se preparando?
1. Capacitação = qualificação, aptidão, preparo, treinamento. Sua família tem investido na capacitação profissional de seus membros desde tenra idade, para que possam encarar as rotinas administrativas e superar os desafios típicos da vida empresarial? Ela valoriza aos mesmo tempo as vocações? Leve em conta que alguns membros têm perfil de liderança, podendo assumir a presidência da empresa ou cargos na diretoria no futuro,enquanto outros podem preferir atuar fora dela, desenvolvendo suas próprias carreiras. Sejam quais forem as inclinações pessoais na família, é importante preparar a empresa para acolher as novas gerações e a família sempre considerar, durante as reuniões do Conselho de Família-Cofa, as sugestões e a expertise de quem é acionista mas não trabalha diretamente no negócio.
Como você se comunica com os membros de sua família?
2. Comunicação = informação, divulgação, conversação. Você sabia que família empresária com longevidade é família unida? Que troca figurinhas, como se costuma dizer popularmente, e cujos membros se orgulham de pertencer a ela? Algumas famílias desenvolvem naturalmente sua capacidade de comunicação, mantendo o diálogo entre seus membros e com a empresa. Outras precisam recorrer a técnicas específicas para fomentar essas trocas e envolvimentos. Hoje em dia, com as novas tecnologias, existem até mesmo softwares especialmente elaborados para famílias empresárias com o objetivo de facilitar a comunicação e o fluxo permanente de informações entre seus membros e os negócios. Transparência, compartilhamento e colaboração devem, obrigatoriamente, fazer parte do planejamento da empresa familiar.
Como é feita a distribuição de dividendos em sua família?
3. Capital = conjunto de bens, recursos, dinheiro. Capital também quer dizer vital. Você já pensou que a galinha dos ovos de ouro pode não satisfazer ilimitadamente os desejos dos acionistas? Empresas familiares têm que elaborar um Código de Conduta Familiar e definir regras para a boa convivência entre seus membros. Na atualidade existem consultorias para auxiliar nessa tarefa, que incluem elaboração de plano de carreira, de cargos e de salários. Definir a remuneração dos membros familiares é condição sine qua non para a longevidade dos negócios e a saúde das relações na família. A prática evita injustiças e desigualdades, além de concorrer para a vitalidade da empresa, que não será sugada até a falência.
Como é feita a distribuição de poder? Quem controla? Quem manda? Quem obedece?
4. Controle = autoridade (administração, gestão), moderação (equilíbrio, comedimento) e vigilância (monitoramento, inspeção). Neste vértice do pentágono a tecnologia de ponta indicada por especialistas em Family Business é a adoção de Governança Familiar (para a família) e de Governança Corporativa (para a empresa). A Governança Familiar levará à criação de um Conselho de Família-Cofa e de um Family Office. O Cofa estabelecerá, por consenso dos membros familiares, as regras de conduta em relação aos negócios, será uma espécie de Constituição da família. O Family Office será o escritório de gerenciamento do patrimônio da família e de seus membros fora da empresa, ou seja, tudo o que não for operação dos negócios fica por conta do Family Office. Já a Governança Corporativa compõem-se do Conselho de Administração, Diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. O Conselho de Administração será o lugar de debate dos assuntos referentes à empresa, administração dos negócios e tomada de decisões relativas a eles.
Como se relacionam os membros da empresa familiar?
5. Conexão = vínculo, união, identidade, afinidade. Você pode pesquisar: toda família empresária cuja empresa sobrevive há gerações tem em comum a valorização de seu legado. Para ela, a empresa não significa apenas um negócio, uma fonte de recursos para a satisfação de desejos ou o que dá prestígio ao sobrenome. Consiste, acima de tudo, em uma herança imaterial até, uma herança emocional, representada por um conjunto de valores e de ideais transmitidos de geração em geração. É levitra kaufen mit rezept preciso construir tal ligação, fazendo com que desde a infância haja convívio periódico entre os membros, de modo a estimular a amizade entre eles. Com isso todos se sentirão inclusos e a tendência será de alinhamento nos momentos de decisão.
Nenhum comentário foi deixado.