Case Family Office HSI: valores, investimentos e filantropia
Helio Seibel apresentou o case de sua família no Family Business Investment Summit 2023, promovido pelo Fórum Brasileiro da Família Empresária (FBFE), no dia 26/6, em São Paulo. O renomado empresário brasileiro que construiu uma carreira de sucesso em diversos setores da economia, é conhecido por sua postura empreendedora e por incentivar os jovens a seguirem seus sonhos.
A trajetória de Hélio Seibel é marcada pela habilidade de identificar oportunidades e transformá-las em empreendimentos bem-sucedidos. Sócio-fundador da Leo Madeiras, acionista, vice-presidente do Conselho da Dexco SA, além de acionista da Klabin, Seibel vem de uma família empreendedora.
Em 1961, seu pai comprou a Leo Madeiras, uma pequena distribuidora de madeiras localizada na rua do Gasômetro, na região do Brás, em São Paulo. Hélio iniciou sua carreira na indústria moveleira em 1969, com apenas 16 anos, para ajudar o pai e, a partir daí, trabalhou para expandir a empresa, que hoje é a maior rede nacional de distribuição de matérias-primas, máquinas e ferragens para o mercado moveleiro.
“Na infância, a ligação com meu pai foi muito forte por conta do tempo que passávamos na loja. Mas a educação não ficou de lado; meu pai decidiu que eu deveria estudar e havia um colégio perto da loja, onde fiz o ensino fundamental e médio, o que facilitou a minha vida posteriormente”, contou na apresentação no case de sua família.
Em 1969, seu pai alugou um salão ao lado da loja, e ele se envolveu no negócio, passando a estudar, por 7 anos, no período da noite (dois no ensino médio e outros cinco no superior).
“Por outro lado, a educação em uma família judaica preencheu muitas lacunas. Tanto que eu tive meu caminho de sucesso com a Leo Madeiras e o meu irmão mais velho, formado em engenharia, seguiu carreira como executivo de uma empresa multinacional de mineração.”
Quando o Plano Cruzado foi implementado, em 1986, o irmão de Hélio lhe contou que recebeu uma ordem da matriz, em Londres, para vender uma das empresas do grupo que atuava no setor metalúrgico. Ele conseguiu realizar essa transação de forma bem-sucedida. A partir daquele momento, enxergando sua habilidade em lidar com diferentes setores e empresas, envolveu-se em negociações para adquirir empresas do ramo de revestimentos, expandindo os negócios para outros países, como a Argentina e a Holanda.
Ao longo dos anos, Seibel diversificou seus investimentos, ingressando em diferentes setores, como imóveis, energia eólica e energia térmica.
“Eu acabei me tornando um alocador de capital, buscando oportunidades de investimento com retornos atrativos e riscos controlados em longo prazo”, disse ela na apresentação do case de sua família.
Nenhum comentário foi deixado.