Fundada em 1991 por Mauro Oliveira, após ter desenvolvido carreira em várias instituições como executivo, a Oliveira Trust está consolidada no mercado de serviços fiduciários, atividade em que a confiança estabelecida com os clientes e com o mercado é um fator crucial para a sobrevivência do negócio.
A trajetória da Oliveira Trust foi o tema da apresentação de Fernando Lodi de Oliveira, filho do fundador e cofundador da Capri Family Office, durante o Family Office Coffee, realizado pelo FBFE na capital paulista.
O início da empresas ocorreu em um cenário econômico turbulento, marcado pela hiperinflação, mas com perspectivas promissoras para a expansão do mercado de capitais. O foco inicial estava na negociação de debêntures no mercado secundário, segmento em alta na época, repleto de oportunidades de arbitragem. No entanto, com a implantação do Plano Real, em 1994, esse mercado perdeu força, levando a Oliveira Trust a redirecionar suas atividades para serviços fiduciários, como a atuação como agente fiduciário em debêntures.
“Poucas pessoas conhecem o dia a dia desse negócio. Somente quem possui uma empresa que precisa levantar recursos acessando o mercado de capitais”, explicou Fernando durante sua apresentação no Family Office Coffee 2024.
Trata-se de uma prestação de serviços que garante a segurança e o cumprimento das obrigações contratuais em operações do mercado de capitais. É uma atividade regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outros órgãos, visando promover a transparência e a confiança entre investidores e emissores de valores mobiliários, como debêntures e fundos de investimento.
Funciona assim: quando uma empresa deseja emitir debêntures para levantar recursos, a legislação exige a contratação de um agente fiduciário, que tem a responsabilidade de supervisionar o cumprimento das obrigações estabelecidas na escritura da debênture pelo emissor.
A Oliveira Trust também atua na administração e custódia de fundos. Todo fundo de investimento, como explicou Fernando, precisa de um administrador para cuidar dos interesses dos cotistas, fazer a ponte com órgãos como a CVM e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), além de fiscalizar outros prestadores de serviços do fundo.
Hoje, a Oliveira Trust emprega mais de 350 funcionários em seus escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Desde a sua fundação, a empresa participou de operações que somam mais de R$ 1 trilhão. Atualmente, é uma das maiores administradoras independentes de fundos, com um total de R$ 153 bilhões sob administração.
Mario Sérgio liderou a empresa por muitos anos e agora ocupa assento no Conselho de Administração, ao lado de seu filho Alexandre e do cofundador da Oliveira Trust, César Leal, juntamente com dois membros independentes. A gestão está nas mãos de executivos profissionais que atuam na empresa há mais de 20 anos, mas o fundador ainda desempenha um papel importante nas principais decisões.
Ainda na segunda geração, a Oliveira Trust está iniciando o processo de estruturação de sua governança e planejando a sucessão. Fernando, assim como seu pai, é formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui as principais certificações do mercado financeiro, incluindo o CFA, além de ter realizado MBA no exterior.
Embora tenha seguido uma carreira no mercado financeiro, optou por empreender fora da Oliveira Trust. Junto com Bruno Leta, fundou a Capri Family Office, para auxiliar famílias a alcançarem seus objetivos financeiros e organizarem sua vida patrimonial.
Nenhum comentário foi deixado.