Nelson Cury Filho lança livro “Sucessão ou Morte da Empresa Familiar?”
Evento ocorreu na noite da quarta-feira, 16/08/2017, em São Paulo
Nelson Cury Filho, sócio-proprietário da Cedar Tree Family Business Advisors e também fundador do Fórum Brasileiro da Família Empresária-FBFE, recebeu mais de 200 membros de empresas familiares, entre eles herdeiros, sucessores e fundadores, nessa quarta-feira, 16 de agosto, no lançamento do livro “Sucessão ou Morte da Empresa Familiar? Impactos Emocionais de Fundadores Narcisistas nos Membros Familiares Durante o Processo Sucessório”, em evento realizado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Especialistas em “family business” também marcaram presença.
O livro de Cury Filho (Editora Empresarial, R$ 49,90), fruto de um trabalho ampliado de sua dissertação de mestrado em Sucessão Familiar, aprovada em 2016 no campus francês da conceituada Escola de Negócios INSEAD, centra-se no impacto emocional causado por fundadores narcisistas em seus familiares durante o processo sucessório. Ou seja, é possível que o maior desafio a ser enfrentado por uma empresa familiar durante o processo de transição para a próxima geração seja o modo como pensa e age seu fundador.
Para entender os aspectos emocionais causados nos membros familiares por fundadores com perfil narcisista, bem como suas consequências, o autor relaciona, a partir do mito de Narciso, a abordagem psicanalítica do narcisismo como aspecto fundamental para a formação do Eu. Isso porque o narcisista é alguém centrado em si mesmo, portanto, um ser que acredita ser especial, diferenciado, com pouca ou nenhuma empatia com as pessoas e com tendência a menosprezar o próximo.
No processo sucessório, isso se traduz em fundadores que não conseguem dividir poder, delegar funções, acreditar que exista alguém capaz de sucedê-los. Muitas vezes são avessos à capacitação e educação de seus descendentes. Tendem a se comunicar de forma autoritária, o que impede que seus conhecimentos, experiências e percepções sobre o negócio sejam repassadas de forma construtiva.
“Pretendo duas coisas com o livro: enfatizar a importância da capacitação dos membros de empresas familiares. Conhecimento e educação são ferramentas imprescindíveis para a realização pessoal e profissional, dentro ou fora da empresa familiar; e resgatar o valor e o significado da autonomia e individuação. Somente assim membros de famílias empresárias poderão se tornar protagonistas de suas próprias histórias”, disse Cury Filho.
Confira as fotos do evento!
Nenhum comentário foi deixado.