Milton Dallari fala, no FBFE Recife, sobre os desafios da empresa familiar em época de crise
“As empresas familiares têm que se conscientizar das dificuldades econômicas do momento”, alertou na última terça-feira no Fórum Brasileiro da Família Empresária-FBFE Recife o economista Milton Dallari, um dos responsáveis pelo planejamento e implementação do Plano Real no Brasil e que ficou conhecido como o “Xerife dos Preços”, no Governo FHC. Sua orientação é que examinem o nível de endividamento bancário e tributário de seus negócios, tentando renegociá-lo com os bancos e o fisco na medida do possível. “Para aquelas que estiverem bem capitalizadas, o momento é propício para planejar e colocar em prática novos investimentos.”
A ideia de proporcionar a palestra de Dallari a fundadores, herdeiros, sucessores, acionistas e executivos-membros de famílias empresárias em Pernambuco partiu do fundador do FBFE, Nelson Cury Filho, especialista no desenvolvimento da família empresária, além de consultor e fundador da Cedar Tree Advisor, empresa que presta serviços em Governança Familiar. ” O equilíbrio e a harmonia entre a família, a empresa e o patrimônio é fundamental para a longevidade dos negócios, ainda mais em época de crise. Estar com esse três pontos alinhados é um diferencial para as empresas enfrentarem um cenário como o atual.”
Os anfitriões da noite, os irmãos Ricardo e José Pessoa de Queiroz, reuniram os maiores empresários de Pernambuco em torno de Dallari, que discorreu sobre “Os Desafios da Empresa Familiar em Época de Crise”, não lhe faltando credenciais para isso. Além de graduado e pós-graduado em direito empresarial, economia e administração, ele tem vasta experiência profissional nos setores público e privado e é o fundador da Decisão Consultores Associados, empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado. “O momento atual é extremamente complexo, mais complexo até do que aquele em que elaboramos o Plano Real”, disse Dallari a uma atenta plateia.
No Plano Real, segundo o especialista, o Brasil tinha um problema essencialmente econômico em decorrência do Plano Collor (que havia confiscado a poupança do cidadão brasileiro), do déficit público e de uma situação comercial muito séria. “Hoje estamos praticamente iguais do ponto de vista econômico”, afirmou Dallari. “A atual equipe econômica caracterizou um déficit público da ordem de 170 bilhões de reais. Levaremos de dois a três anos para reequilibrar as finanças públicas. E por que chegamos nesse ponto? Porque gastamos mais do que recebemos, e gastamos mal. Para resolver isso teremos de fazer um conserto diferente da época do Plano Real, porque temos um problema político muito mais grave do que naquela ocasião. Espero que agora, com novos dirigentes nas áreas econômica e de relações internacionais, o Brasil volte aos trilhos.”
Dallari recomendou à empresa familiar se informar sobre a implantação de Governança: a Corporativa, com Conselho Deliberativo, política de cargos e meritocracia, e a Familiar, com Conselho de Família-Cofa, definição de estratégias de desenvolvimento intelectual e profissional dos membros e estabelecimento de acordos de convivência. “Não convém que os problemas familiares interfiram nos negócios, ainda mais em época de crise econômica”, disse o palestrante. “Para evitar isso, o Conselho de Família deve designar um ou dois membros da família para participar do Conselho Deliberativo e o melhor preparado para participar da Diretoria da Empresa.”
Outra de suas recomendações às famílias empresárias é que procurem preparar seus sucessores desde cedo, mas com o cuidado de respeitar aquilo que desejam. “A capacitação do membro familiar começa na pré-escola, mas pode ser que alguns não tenham interesse em trabalhar na empresa da família ou queiram ter outras profissões. Independentemente da escolha o que escolherem, terão que estudar e se preparar adequadamente para serem bons no que fizerem. E se quiserem trabalhar na empresa, além de estudarem, serão obrigados a seguir regras básicas não só de processos administrativos e empresariais como de processos familiares. Mas isso também não basta: é preciso que tenham humildade para aprender com os outros.” Mente aberta é fundamental, garantiu Dallari, para se ter sucesso em tudo na vida.
A Grand Cru, como tem sido frequente em todos os eventos realizados pela FBFE, harmonizou o jantar com os vinhos da Viña Koyle, projeto da família chilena Undurraga, que inovou ao implantar na produção conceitos da agricultura orgânica e biodinâmica.
A conceituada agência Teresa Perez Tours sorteou diárias para o Hotel Ritz Carlton, em Cancun. A Audi, patrocinadora oficial do evento, mimou os convidados com descontos. Também patrocinou o evento a Roda GC, plataforma inovadora de comunicação entre a família empresária e a empresa familiar.
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