Adriano Sartori, CEO da CBRE Brasil, uma das maiores empresas de serviços imobiliários comerciais do mundo e patrocinadora do Family Office Summit Belo Horizonte 2024, abordou em palestra realizada, em Belo Horizonte, no dia 6 de novembro, as tendências e oportunidades do mercado imobiliário.
Segundo o executivo, o setor apresenta grande potencial em segmentos como escritórios, industrial, logística, varejo, shopping centers, hotéis, residenciais para renda, datacenters e fazendas (agronegócio). Sartori destacou a importância de uma visão estratégica de longo prazo, com diversificação de ativos e análise dos ciclos de mercado, que passam pelas etapas de contração, estabilização, expansão e maturidade.
Citando cases de sucesso de clientes da empresa, como a reestruturação de carteiras com foco em ativos controlados, Sartori ressaltou a relevância da diversificação para mitigar riscos e fortalecer a resiliência do portfólio. “É fundamental observar o panorama completo para alocar investimentos de forma estratégica”, afirmou, reforçando a necessidade de uma abordagem holística, fundamentada em análises e dados.
Entre os exemplos compartilhados no Family Office Summit, o presidente da CBRE Brasil destacou uma análise estratégica realizada para a fundação de uma multinacional de tecnologia na década de 1980. Na época, a CBRE recomendou a diversificação dos investimentos em escritórios em São Paulo e um shopping no Rio de Janeiro.
Esses investimentos, segundo Sartori, foram um sucesso em longo prazo, a ponto de a valorização dos imóveis representar um patamar muito acima do permitido para a alocação dos recursos do fundo em ativos imobiliários para a época.
Ele mencionou também o caso de um investidor que trocou uma carteira fragmentada por ativos imobiliários em que obteve o controle da operação. “Fizemos uma análise do portfólio dele. Que tal trocar 15 lajes em prédios diferentes por prédios onde você possa ter controle? Aos poucos, fomos desenhando essa estratégia e entrando em participações relevantes”, explicou.
O executivo ressaltou a importância de considerar o retorno total esperado de uma operação imobiliária, o que inclui o rendimento projetado mais a valorização do ativo no período. Segundo Adriano, presidente da CBRE, analisar somente o rendimento do período pode induzir ao erro.
Sartori concluiu sua participação no evento, reforçando a importância de monitorar os ciclos imobiliários, analisando as variáveis de vacância, qualidade dos ativos, volume de entrega futuro, entre outras. Essa análise possibilita adotar uma visão ampla na tomada de decisões para alocação estratégica de investimentos, maximizando ganhos em uma possível venda posterior ou retenção do imóvel como patrimônio.
Nenhum comentário foi deixado.