O dia em que conheci uma empresa de 1300 anos.
Quando fui convidado para participar do The Family Business Enterprise Day na Insead, França, não sabia o que me esperava por lá. Como aluno de mestrado da faculdade, já tinha ouvido muitos burburinhos pelos corredores que os eventos eram disputadíssimos e que também herdeiros e sucessores das famílias mais antigas do mundo passavam o dia aqui, contando os seus maiores desafios e suas maiores conquistas dentro da empresa e da família. Esse texto autoral, tem como objetivo compartilhar com vocês essa experiência, que foi nota 10, e quem sabe, levá-los comigo ao próximo encontro.
Bem… Tudo começou com a apresentação do Fórum Brasileiro da Família Empresária para os coordenadores do “The Wendel Internacional Centre of Family Enterprise”, um núcleo dentro faculdade Insead que organiza os eventos de Family Business em Fointanebleau e Singapura. Eles adoraram a idéia e nos convidaram como parceiros. Seu objetivo? Trazer famílias empresárias brasileiras para trocar um pouco de experiencias e contar um pouquinho de sua história. Topei na hora e lá fui eu.
Esse núcleo de family business dentro da Insead, conta com o apoio de diversas instituições, como o FBFE, que organizam, capacitam e reúnem famílias empresárias ao redor do mundo. No evento do dia 05 de Setembro, a associação francesa “The Henokiens”, foi responsável pela organização do evento junto a Insead. The Henokiens reuni há 40 anos, 44 empresas familiares com mais de 200 anos de existência. Isso mesmo, como pré-requisito para ser membro desta instituição, a empresa precisa estar nas mãos da mesma família por 200 anos ou mais, e com o capital majoritário de no mínimo 51%. O mais interessantes é que essas empresas estão apenas na Europa e no Japão.
O encontro nomeado de “Lessons from the Longest Surviving Family Businesses in The World. Making a Family Business Thrive for Centuries” já se traduz pelo título. Um aprendizado incrível sobre lições e exemplos de longevidade e sustentabilidade de empresas centenárias. O evento que se iniciou as 9h e dura apenas um sábado, trouxe histórias únicas de pessoas e empresas que passaram por guerras, contratempos, dramas, crises e mesmo assim se mantiveram unidas e saudáveis, graças a resiliência e criatividade da família.
Destaque principal para o history telling da família Mellerio, da empresa franco-italiana de jóias “Mellerio dits Meller” hoje com 500 anos de existência, na sua 15a. geração, e da rede de hotéis japoneses “Ho-shi”, fundada em 717, há 1300 anos nas mãos da mesma família e considerada a empresa mais antiga do mundo. Sobre esses dois cases faremos dois posts específicos nos próximos dias. Acompanhe aqui.
Depois de uma almoço agradável com vista para a Floresta de Fointanebleau, que reuniu os participantes e os speakers do encontro, regado a muito vinho Bordeaux, seguimos com mais dois casos interessantíssimos. O primeiro deles, o depoimento da família alemã Schwarze, da empresa/indústria de bebidas Schwarze GmbH&Co. que estão há mais de 351 anos no negócio e na 13a.geração. Para fechar o encontro, o depoimento de Pieremilio Gaebellotto, da Garbelloto S.p.A, que se dedica a produção barris de carvalho desde 1775, levou os participantes as lágrimas. Como a morte repentina do pai, e sem sucessor escolhido, os três irmãos assumem a empresa em um triunvirato e o desafio para uma nova sucessão continua.
Afinal, o que podemos aprender com esses casos? Como criar ou gerar valor com essas contribuições? Como transferir esses valores de geração para geração? Qual o segredo de resistir durante séculos e séculos? Qual o propósito do seu negócio?
Se você quiser saber mais sobre esses casos, o Fórum Brasileiro da Família Empresária te convida para participar do próximo encontro que acontecerá em 2016 na França e em Singapura. Se interessou? Nos escreva contato@fbfe.com.br
Abraços,
Nelson Cury Filho
[…] encontro Insead Family Business Enterprise Day começou cheio de expectativas. Para abrir essa maratona de cases fantásticos, começamos com a […]