Sucessão Familiar: chegou a vez de Sílvio Santos.
Com o intuito de sair do dia a dia das empresas, Silvio Santos optou pelo processo de Governança Corporativa. Desde o final de 2014, o empresa de consultoria McKinsey vem trabalhando em profissionalizar o Grupo e capacitar a família. O objetivo de Silvio é reduzir conflitos e disputas após a sua saída definitiva.
Apesar do tamanho da empresa, ainda existe o que sempre abordamos entre um dos maiores desafios da empresa familiar: separar a empresa da família, e o controle da gestão. Algumas de suas filhas ainda ocupam cargos executivos de direção dentro dos negócios e participam ativamente das decisões cotidianas do grupo que é formado por 22 empresas, segundo cálculos do Jornal Valor.
Entre as decisões tomadas, a escolhida para presidir o Conselho é a filha Renata Abravanel, 29 anos, vice-presidente da empresa e a caçula entre seis irmãs. O conselho conta com 09 cadeiras, sendo 06 pertences a família (segunda geração) e três de profissionais externos que estão sendo buscados no mercado. Sílvio Santos não ocupará função no Conselho.
Apesar de ser um ótimo caminho a profissionalização da empresa, que consequentemente trará maior transparência ao mercado, Silvio Santos não deve se afastar totalmente dos negócios, mas diminuirá sua interferência direta nos negócios. O Grupo nega que está passando por um processo de Sucessão interna mas confirma a contratação da McKinsey.
Está com dúvidas sobre Governança Corporativa? Não sabe como separar o controle da gestão de sua empresa? Marque uma hora com um dos nossos consultores que te ajudamos a encontrar uma saída.
(Parafrase: Jornal Valor, 27/07/2015)
Nenhum comentário foi deixado.