Catuai Asset: de empresa familiar para família investidora
Alfredo Khouri Jr. ofereceu ao público do Family Business Investment Summit 2024 um case sobre transição do modelo de família empreendedora para o de família investidora. Ele compartilhou sua experiência pessoal de mudança de ramo, saindo do grupo familiar, onde começou aos 16 anos, para fundar uma gestora de recursos alternativos com foco em real estate, a Catuai Asset.
“Há muitos exemplos de segunda geração que não conseguem encontrar um caminho. São criados para serem sucessores ou herdeiros, mas não são independentes. Não têm a sorte que tive de serem incentivados ao empreendedorismo”, destacou Alfredinho Khouri, como é conhecido.
Sua gestora, a Catuai Asset, foi fundada em 2018 e ultrapassou a marca de R$ 800 milhões em ativos sob sua gestão, considerando os fundos ativos e desinvestidos.
Alfredinho ressaltou a satisfação de carregar o nome do pai e tentar seguir com parte de seu legado, mas também mencionou a pressão que isso representa. “A régua é muito alta”, afirmou, citando o reconhecido instinto empreendedor do pai e sua capacidade de enfrentar desafios.
Ele apontou que a segunda geração enfrenta o temor de errar ao tomar riscos, o que poderia reverter os avanços da geração anterior. “Por outro lado, se não fazemos algo que nos valorize, também não somos felizes no que fazemos”, destacou.
Após um evento de liquidez do grupo, e um bom tempo aprendendo a cuidar de dinheiro, a decisão da família Khouri foi voltar a investir em real estate, mas, dessa vez, dividindo o cheque com terceiros, o que resultou na criação da gestora.
“Éramos bons em negócios imobiliários, tínhamos histórico nisso, e, com o alinhamento de interesse por meio do investimento relevante da família nos fundos, criamos um ambiente saudável para os investidores”, ressaltou.
A gestora conta com um time de profissionais ultra qualificados, essencial para um processo de decisão organizado e um gerenciamento de risco eficiente.
“Esse alinhamento de interesses cria um negócio fantástico.” A gestora, explica, é 100% focada em ganho de capital. “Gostamos muito dessa tese, porque, em real estate, se você sabe comprar bem, dá pra ganhar bem com um downside muito limitado”, destacou.
Nenhum comentário foi deixado.