A palestra final do evento Family Business Investment 2022, no Rio de Janeiro, foi realizada pelo sócio da área de Transações da Grant Thornton Brasil, Marco Aurélio Neves, tratando sobre a importância da governança como uma forma de perpetuar o legado dos negócios.
De acordo com o especialista, a governança engloba uma série de regras que gerenciam e incentivam a companhia, sendo um processo contínuo para se ter previsibilidade nos negócios familiares e que deve ser de conhecimento de todos.
“A governança é um importante aspecto para formar sucessores, alinhar as expectativas da família com o planejamento estratégico da empresa, estabelecer relacionamento com parceiros e investidores para criação de valor e expansão dos negócios e inovação diante de um mercado cada vez mais competitivo. Por isso deve ser entendida por todos como uma ferramenta fundamental para a continuidade do legado familiar”, afirmou.
Com a crescente relevância dos aspectos ESG nos negócios, a governança ganha ainda mais destaque nas discussões no mercado e nas exigências dos investidores – e diversos stakeholders – que buscam empresas que apresentem ações de impacto positivo, geração de valor para as partes interessadas, crescimento sustentável e transparente.
Em recente pesquisa realizada pela Grant Thornton, 54% das empresas do mid-market global indicam perceber maior demanda de clientes exigindo produtos e serviços mais sustentáveis, 47% apontam a melhora da eficiência operacional e redução de custos como os principais benefícios da Sustentabilidade aos negócios – o que comprova que a governança está atuando em prol da companhia e não o contrário – e 71% medem seus impactos por fatores considerando riscos ambientais e sociais e integração de KPIs não financeiros na tomada de decisão e recompensa da gestão. No Brasil, 89% das lideranças empresariais indicam a importância das práticas ESG nos negócios, 90% afirmam que as práticas ambientais, sociais e de governança podem melhorar a imagem da empresa no futuro e 53% consideram que os aspectos ESG podem abrir novas fontes de financiamento.
Ter uma estrutura de governança adequada traz diversos benefícios, entre eles o especialista destacou: o acesso a recursos financeiros mais baratos; planejamento estratégico sustentável; mitigação de riscos dos negócios; profissionalização da empresa; agilidade nos processos de transações; sucessão e proteção familiar, além da padronização na comunicação com os stakeholders.
“A governança, quando estruturada de maneira adequada, é capaz de vislumbrar o longo prazo. É importante entender o seu negócio e o seu objetivo para implementar a governança em seu benefício. Ela deve ser uma importante aliada para gerir os seus negócios com lucratividade e sustentabilidade”, finaliza Marco Aurélio.
Quer falar com o Marco Aurélio Neves, da Grant Thornton? Envie uma mensagem para ela clicando AQUI!
Nenhum comentário foi deixado.