A Fleming Educação, um grupo educacional com origem em Porto Alegre (RS), experimentou um grande salto nos últimos seis anos. Passou de 5 escolas e 1 mil alunos, concentradas no Rio Grande do Sul, para 30 escolas, espalhadas por 16 cidades de 4 estados do país, expandindo-se por todo a…
Mariana Voigt Schwartz, acionista da WEG, apresenta case

Representante da terceira geração da empresa familiar WEG, fundada pelo seu avô e mais dois sócios em 1961, Mariana Voigt Schwartz coordena o Conselho de Família da WPA, a holding que detém 50,1% das ações da multinacional WEG, especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, geradores, transformadores e tintas. A empresa tem valor de mercado de R$ 150 bilhões.
Criado em 2002, o Conselho de Família da WPA tem a responsabilidade de resguardar o Acordo de Acionistas, escrito em 1978, cujos objetivos são estabelecer uma comunicação entre a empresa e os membros das famílias através de atividades que fortaleçam os vínculos.
“A família transcende o negócio. Nesse sentido, promovemos a disseminação de princípios e valores, e é aí que mora a parte mais rica da cultura familiar. Planejamos ações de filantropia e impacto social. Temos também uma casa de campo, um ótimo laboratório para tomada de pequenas decisões”. Ela contou que há um projeto também de lançar um livro e produzir um protocolo de família da holding WPA.
Na apresentação do “Case WPA: Preservar memórias para construir o futuro”, durante o Family Office Summit Brasil 2023, promovido pelo Fórum Brasileiro da Família Empresária (FBFE), dia 23 de outubro, Mariana contou “Antes eram quatro reuniões ao ano, mas percebemos que assim perdíamos o ritmo de trabalho. Hoje, as reuniões são mensais. Além disso, conversamos por aplicativos semanalmente, então o contato ficou muito mais intenso”.
Preservação do legado
O Conselho de Família desenvolve um trabalho de capacitação específica com cada faixa etária dos mais de 90 membros das três famílias controladoras da WEG: Werninghaus, Voigt e Silva.
“Com uma quarta geração familiar em vista (0 a 16 anos), é imprescindível o cuidado em ensinar a história da empresa, além de transmitir o legado dos fundadores”, explicou Mariana, que concilia as suas atividades no Conselho da Família da WPA com a profissão de arquiteta de interiores e retrofit de prédios na região central de Florianópolis, onde mora.