Leandro Pinto é um empresário brasileiro conhecido por fundar a Ovos Mantiqueira, uma empresa pioneira na produção automatizada de ovos na América do Sul. Sua jornada empreendedora começou em 1987, quando deu início às atividades da companhia com 30 mil aves em Itanhandu (MG). Ao longo dos anos, ele transformou…
Case N.Ovo: a nova geração Ovos Mantiqueira
Amanda Pinto, formada em Administração de Empresas pela PUC-RJ e pós-graduada em Marketing pela Universidade da Califórnia, é a fundadora da N.Ovo, food tech que vem conquistando espaço de destaque no mercado. Ela compartilhouo Case N.Ovo, durante o Family Business Investment Summit 2023, promovido pelo Fórum Brasileiro da Família Empresária (FBFE), no dia 26/6, em São Paulo.
Amanda começou cedo, aos 18 anos, abrindo uma loja de roupas. O empreendimento teve vida curta, mas foi uma experiência valiosa: “Percebi que precisava adquirir conhecimentos e habilidades para fazer um negócio prosperar”. A empresária carrega o empreendedorismo em seu DNA, desenvolvido pela convivência com o pai, Leandro Pinto, fundador da Ovos Mantiqueira.
Em 2013, após a formação em Administração, Amanda ingressou na Mantiqueira, no setor de marketing e inovação. Durante esse período começou a questionar qual seria a melhor forma de produzir alimentos, levando em consideração questões de bem-estar animal e impacto ambiental.
“Ouvi falar pela primeira vez, em 2017, das startups do Vale do Silício que estavam desenvolvendo produtos 100% vegetais; replicando textura, sabor e valor nutricional de alimentos de origem animal”, comentou Amanda durante a apresentação do Case N.Ovo.
Intrigada com essa abordagem, decidiu visitar essas empresas e participar de um congresso sobre inovação. As informações e experiências adquiridas durante essa viagem fizeram a empresária perceber que esse mercado teria um potencial enorme.
Ao retornar ao Brasil, enfrentou seu primeiro desafio: convencer o Conselho da Ovos Mantiqueira a investir em projeto com esse perfil. Ela acredita que se a empresa não se adaptar às mudanças que estão ocorrendo no mercado, perderá espaço para a concorrência. Com base em dados de mercado e projeções, ela conseguiu convencer os executivos a entrar nesse novo segmento, dando início a uma divisão voltada para uma oportunidade estratégica para a Mantiqueira.
“Vender um produto inovador dentro de uma grande empresa tradicional foi um belo desafio. A comunicação e a abordagem de vendas precisam ser diferentes, até porque a inovação sempre corre o risco de ser sufocada pela estrutura burocrática”, explicou durante a sua apresentação do Case N.Ovo.
Diante disso, em 2019, Amanda decidiu se dedicar exclusivamente ao novo negócio, deixando sua posição anterior na área de marketing e inovação.
A N.Ovo é uma food tech inovadora que busca criar produtos alimentícios à base de plantas como alternativas – sustentáveis e saudáveis –, aos produtos de origem animal. Fundada em 2019, a companhia surgiu como um spin-off da renomada Ovos Mantiqueira.
Com uma visão voltada para o futuro, Amanda enxergou a demanda crescente por alimentos sustentáveis e saudáveis e percebeu a oportunidade de combater problemas como o aquecimento global, a fome e a preocupação com o bem-estar animal.
“A N.Ovo acredita que uma dieta rica em plantas pode beneficiar não apenas os consumidores, mas também o meio ambiente e a saúde humana. Com uma equipe especializada, incluindo nutricionistas e engenheiros de alimentos, temos o objetivo de promover uma revolução na indústria alimentícia, oferecendo opções saborosas, sustentáveis e acessíveis a um mercado de consumidores conscientes”, concluiu Amanda.