Negócios Familiares & Vantagens Competitivas na era de rápidas mudanças
Os negócios familiares têm vantagens competitivas gerenciais claras em um mundo onde tudo muda, diz o especialista da MIT Sloan School of Management John Davis e palestrante do Family Business Innovation 2019. Mas também enfrentam armadilhas específicas nestes tempos. Davis sugere medidas concretas para que essas empresas aprendam tanto a explorar suas forças como a proteger-se dos perigos atuais (da MIT Sloan Review)
Existem fortes evidências de que negócios familiares superam aqueles que não têm controle familiar, tanto em sucesso como em longevidade. Mas quão adequadas serão as práticas de gestão desse tipo de negócio quando o ritmo de mudanças se acelera, como acontece hoje em dia?
John Davis, professor sênior do MIT Sloan Executive Education e palestrante do Family Business Innovation 2019, acredita que as empresas familiares são as mais adequadas para estes momentos de mudanças rápidas e perturbadoras. Mas elas devem saber aproveitar suas forças naturais e confrontar suas vulnerabilidades e, para isso, o especialista oferece quatro medidas concretas para as empresas familiares.
- Ganhe altitude e realismo. Uma governança corporativa eficaz pode ajudar a fornecer uma avaliação realista e essa altitude. Cercar-se de bons conselheiros, realizar viagens periódicas de aprendizado e se afastar do local de trabalho para se livrar dos vícios do dia a dia são iniciativas que podem ajudar as empresas familiares a ter uma noção do que está acontecendo nos negócios e no mundo.
- Concentre-se em criar valor de acordo com seus valores. Em vez de ficar fiel a um negócio específico para sempre, você precisa saber migrar dele para outro para outro que agora considera mais valioso, como fez a família Stenbeck da Suécia.
- Pense (também) como um dono. Os líderes das empresas familiares tendem a pensar como operadores, mas precisam equilibrar a mentalidade do operador com a do proprietário. Mover-se entre as duas mentalidades é necessário, mas pode ser um desafio psicológico.
- Saia dos maus investimentos. “Empresas familiares são boas em encontrar e desenvolver novas oportunidades de investimento, mas lentas em se desfazer de investimentos que não estão funcionando.Um caso famoso é o da família Graham, ex-proprietários do “The Washington Post”. Venderam por U$ 250 milhões o que poderia ter vendido por mais de US$ 5 bilhões. Se tivessem pensado como donos, tanto quanto como operadores, e se tivessem um bom conselho de administração e boas políticas de investimento, isso poderia ter sido evitado.
O icônico professor leciona no programa MIT Sloan’s Executive Education para famílias empresárias. Suas disciplinas são “Future Family Enterprise: Sustaining Multigenerational Success” e “Founder to Family: Sustaining Family Business Success”.
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