Confira se a sua família está pronta para um Acordo de Acionistas
O acordo de acionistas é como um acordo “pré-nupcial”: embora a empresa não ache necessário ter que usá-lo algum dia, ele deve ser feito como uma forma de precaução, mesmo que seja para ficar durante a vida toda guardado na gaveta — esse é o tipo de acordo bem feito!
Muitas famílias almejam a profissionalização da empresa e consequentemente um Acordo de Acionistas que traga lucidez, segurança e tranquilidade aos membros. O que muitos ainda não sabem é que para dar início a este processo, algumas questões precisam estar esclarecidas e bem estruturadas.
Acompanhe!
1. O alinhamento familiar vem antes do Acordo de Acionistas
Uma das coisas mais difíceis na empresa familiar é a conversa. Saber falar e principalmente escutar o que outros sócios almejam não é tarefa fácil. Imagine então se esses sócios são primos, irmãos ou tios? O alinhamento familiar vem antes do Acordo de Acionistas e este deve agradar a todas as partes e não favorecer apenas uma, caso contrário, crescem as chances de conflitos entre os membros e isso pode prejudicar o negócio e a família. Os acionistas devem conversar entre si com muita transparência e seriedade, focando em um objetivo comum: o bem-estar da empresa.
2. Entrar em acordo sobre qual será o papel de cada um dentro da empresa
Os acionistas devem, já inicialmente, definir quais serão as responsabilidades de cada um dentro da empresa, lembrando que essas decisões devem ser tomadas sempre num consenso entre todos.
3. Decisões devem sempre ser tomadas em conjunto
Assim como a divisão das responsabilidades deve ser feita na presença de todos os membros acionistas, outras decisões como limites de investimentos, entrada de novos acionistas, associações com outras sociedades e ainda quaisquer outras decisões devem ser tomadas sempre em conjunto.
4. Chame um mediador independente
Lembre-se que, para o bem-estar do negócio, tudo precisa ser feito com muita calma e seriedade. Contratar um profissional que não faça parte da empresa ou da família pode ser uma ótima saída. Alguém que seja neutro, com expertise e capacitado para lidar com conflitos de interesse ou conversas difíceis é muito mais eficiente e eficaz do que a contratação de um membro familiar para conduzir o processo. Para não se surpreender no futuro, sugira que todos os membros participem das indicações de consultores e certifique-se de que a maioria esteja de acordo com a contratação do profissional escolhido. Assim como a família, a empresa é composta por pessoas que projetam seus medos, fraquezas e desejos nas decisões dentro da corporação. Um profissional adequado e capacitado para lidar com cenários é de suma importância para o alinhamento familiar.
5. Defina cargos e pré-requisitos para ocupá-los
Negócios são negócios, independente se são administrados por seu pai, irmão ou CEO. Definir cargos com pré-requisitos claros para ocupá-los não é somente um atitude justa como também trará leveza para as relações dentro da empresa e da família. As regras são fundamentais para o convívio dentro do ambiente corporativo, e quando as futuras gerações tiverem intenções de trabalhar na empresa, já terão um “guia”do que precisa ser feito.
6. Acionistas profissionalizados
Os acionistas devem ser qualificados, competentes e profissionais. Independente de você trabalhar no dia a dia da empresa ou ter uma carreira ou um negócio fora da empresa da família, é fundamental que você esteja capacitado para comparecer as reuniões, ler balanços e falar de igual para igual com os executivos da compania.
7. Respeito às regras
Por último, depois de definidas as responsabilidades de cada sócio para com o negócio e criadas as regras é preciso respeitá-las — e praticá-las!
Considerando tudo isso, a empresa toda pode ser gerida de uma maneira muito mais estável, o que só tem a beneficiar o seu negócio. Se o acordo realmente for bem planejado, certamente você poderá esquecê-lo no fundo da gaveta.
Tem mais alguma dica para fazer um acordo de acionistas bem feito? Compartilhe conosco deixando seu comentário!
Nenhum comentário foi deixado.