Como a Governança Corporativa pode ajudar na gestão da empresa familiar
Não é raro que ocorram conflitos dentro de uma empresa, sobretudo dentro de uma empresa familiar. Porém, é de suma importância para a saúde do negócio que os conflitos sejam controlados e evitados. São diversos os motivos que geram essas desavenças, e os principais estão relacionados ao direcionamento dos negócios, à tomada de decisões, à participação nos resultados e a divisão de poder dentro da organização. Se a empresa não conta com regras que cabem a todos os membros por igual, o negócio pode acabar sofrendo consequências. E é aí que entra a Governança Corporativa.
O papel que a Governança Corporativa tem dentro da empresa é justamente o de distinguir com clareza entre a propriedade e a gestão. Numa empresa familiar com esse modelo, a questão dos herdeiros — que geralmente pode gerar muitos conflitos e desentendimentos — fica bem clara: capacitados e preparados podem assumir funções na empresa ou como acionistas no Conselho de Administração de Empresa (COA) ou apenas participar do Conselho de Família (COFA). Se não houver esse controle, a gestão da empresa pode se tornar uma verdadeira bagunça.
Os proprietários e administradores da empresa precisam ter a noção de que a gestão deve ser transferida em razão as habilidades e competência do novo gestor e não apenas por laços sanguíneos. O relacionamento da família dentro do ambiente de trabalho deve ser, sobretudo, profissional.
Como o Conselho de Família pode ser útil para uma organização familiar
A governança corporativa propõe uma prática muito interessante para as empresas familiares: criar um Conselho de Família. Esse Conselho deverá ser realizado para que os membros possam debater a respeito de suas expectativas e aspirações para com a empresa. O Conselho de Família não deve ser confundido com o Conselho de Administração (CA), somente no Conselho de Administração é que serão debatidos assuntos que dizem respeito à empresa, à administração do negócio e a tomada de decisões.
O objetivo do Conselho de Família é evitar que conflitos familiares possam surgir e prejudicar o negócio. Ele deve funcionar, de preferência, fora da empresa, mas com a mesma organização e seriedade para que se possa resolver e debater assuntos ligados a família, visando o bem-estar da empresa, mas também das relações familiares.
No Conselho de Família podem ser debatidas as questões de ascensão e participação dentro da empresa, o direcionamento dos negócios de um ponto de vista geral, a definição de limites entre família e empresa, os critérios para que se assuma algum cargo dentro da companhia e demais aspectos que possam gerar algum tipo de conflito.
A Governança Corporativa dentro de uma empresa familiar não visa apenas proteger a empresa e o bem-estar do negócio — que podem sim ser destruídos se os membros não souberem diferenciar as coisas. A Governança também é importante para bem-estar da família e a preservação dos laços familiares e de amizade.
Dúvidas sobre como a Governança Corporativa pode ajudar na gestão da empresa familiar? Compartilhe conosco suas dúvidas, sugestões e experiências,
[…] World Peace” , uma viagem em família pode ser o ambiente ideal para um reunir anualmente o Conselho de Família (COFA). Entre brincadeiras, jantares e passeios, assuntos como legado familiar, valores e tradição podem […]