Com mais de três décadas de experiência e estudos em gestão de negócios, José Salibi Neto alcançou reconhecimento ímpar como especialista em planejamento estratégico, inovação empresarial e educação executiva. Autor de vários livros, incluindo o best-seller “Gestão do Amanhã”, o tema de sua palestra no Family Business Investment Summit 2023 foi o de seu último livro em coautoria com Sandro Magaldi: Liderança Disruptiva – Habilidades e competências transformadoras para liderar na gestão do amanhã.
Para Salibi Neto, a maneira de pensar a estratégia de negócios precisa mudar, o que impõe uma revisão constante na cultura organizacional. “Produtos e serviços podem ficar obsoletos rapidamente e para superar esse mundo exponencial, a inovação precisa vir cada vez mais rápido, o que exige o desenvolvimento de novas habilidades de liderança”.
O pensamento tradicional da gestão de negócios não existe mais, afirma Salibi. A criatividade e a velocidade para desenvolver novos modelos de negócios são algumas das características desse novo modelo de gestão. Nesse sentido, ele lembrou uma frase do CEO da Cisco, John T. Chambers: “As empresas morrem por fazerem bem, as mesmas coisas, por tempo demais”. Ou seja, não basta evitar erros, é preciso mudar constantemente e na direção correta, superando desafios múltiplos e de difícil predição.
Segundo o palestrante, a disseminação da tecnologia é o grande fator de transformação que caracteriza o terceiro e atual momento histórico da gestão de negócios – os dois anteriores foram a Revolução Industrial e a Globalização. “Na prática, a principal mudança é a multiplicação da concorrência: não sabemos de onde novos concorrentes poderão surgir” afirma Salibi.
Com uma pesquisa que mapeou o que surgiu de novo na terceira e atual etapa da linha evolutiva das teorias de modelos de gestão de negócios, Salibi apresentou os perfis de gestores de atuai:
Líderes Conectores Capazes de fazer as conexões – corretas e eficazes – entre inúmeros e distintos elementos com o propósito de criar novas plataformas e modelos de negócios. A expressão desse tipo de liderança é o CIO (Chief Integration Officer), cuja função é integrar as diversas áreas de uma organização.
Líderes Exponenciais Conseguem pensar em escala, enxergando grandezas exponenciais e prevendo o que pode crescer em volumes significativos.
Líderes Algorítimicos Têm o poder de abrir-se para novas ideias e de conjugar essa habilidade com a capacidade de conectar pessoas, parceiros e plataformas em escala global. Jeff Bezos, executive chairman da Amazon, é o maior expoente desse perfil de líder – ele começou com a venda de livros digitais para formar uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo.
Líderes de Arquitetura de Negócios Oferece uma visão diferente sobre as possibilidades de arranjos inovadores e diferenciados para os modelos de negócios. Na era digital, os vencedores são aqueles que sabem construir um ecossistema para alavancar tecnologias digitais em favor do consumidor, para originar fluxos de receita.
Líderes Ambidestros Consegue, com excelência, equilibrar as tensões atuais e a corrida pelo futuro, mantendo uma agenda equilibrada. O papel desse líder é criar um sistema em que a busca por soluções para os desafios de hoje seja organizada de modo harmonioso visando caminhos para o futuro.
Líderes Colaboradores Parece ser simples criar um ambiente de colaboração organizacional, mas há inúmeros exemplos de grandes empresas em que as divisões de negócios são estanques. Não há comunicação no ambiente colaborativo.
Líderes Comunicadores Possui visão para construir um sistema de comunicação corporativa eficaz e consegue comunicar o propósito da empresa, uma mensagem que tem muito valor para a nova geração.
Líderes Construtores de Ambientes e Aprendizado Esse perfil de liderança se caracteriza pelo incentivo do aprendizado contínuo da equipe, o que é importante num mundo em que o conhecimento muda rapidamente e as informações ficam obsoletas.
Líderes ESG Enxerga o valor da tríade Meio Ambiente, Sociedade e Governança e tem a capacidade de compreender o que é possível fazer com as novas tecnologias diante dos limites que essas três áreas impõem.
Quer falar com o palestrante José Salibi Neto?! Clique AQUI!
Nenhum comentário foi deixado.