Emilie Mellerio, herdeira da Mellerio dits Meller, fala com exclusividade sobre os desafios da empresa familiar
O encontro Insead Family Business Enterprise Day começou cheio de expectativas. Para abrir essa maratona de cases fantásticos, começamos com a entrevista de Emilie Mellerio, ex-presidente e atual sócia da joalheira “Mellerio dits Meller” falando dos mais de 400 anos do negócio de sua família e da importância do alinhamento familiar para o sucesso. A empresa está na 15a geração de sucessores e é a última das joalherias tradicionais francesas a pertencer a uma família empresária.
Você pode até não se lembrar dessa marca, mas garanto que nunca sairá da sua cabeça o tenista Guga Kuerten beijando a taça do Rolland Garros, ou o jogador de futebol Lionel Messi recebendo a taça da Fifa Ballon D’Or num smoking de bolinhas branco. Bem, ambas as taças foram desenvolvidas e produzidas pela francesa Mellerio dits Meller.
Quando pensamos na Place Vendôme e na Rue de la Paix em Paris, logo nos vêm a cabeça o épico Hotel Ritz, a imponente coluna central e as tradicionais e luxuosas joalherias francesas. O que pouca gente sabe é que em 1815, o primeiro joalheiro a se fixar nessa região foi François Mellerio, abrindo então a boutique “Mellerio dits Meller”. A família de origem italiana, chega Paris em 1515 e em 1613 a Rainha Marie de Medici concede a família Mellerio o direito de produzir jóias e ornamentos em ouro e pedras preciosas para a corte.
Uma decisão muito moderna – e estratégica – para época, visto que todos os joalheiros queriam estar no Palais Royal (Palácio Real) e perto da realeza. François queria um local perto dos bancos e banqueiros e ao mesmo tempo dos Tuleries, onde os ministros do governo se encontravam. Atingindo esse público-alvo, que frequentava regularmente a corte, Mellerio sabia que chegar ao Imperador e aristocracia seria questão de tempo.
E foi! A conquista da clientela aristocrática se deu progressivamente e com o passar do tempo a Mellerio dits Meller conquistou rainhas, reis, imperatrizes e princesas de toda a Europa, se tornando um dos maiores joalheiros da época. A lista de clientes fiéis da Mellerio dits Meller incluem nomes como o Imperador Napoleão I e Josephine, assim como as irmãs de Napoleão, Pauline Borghese e Caroline Murat, Maria Antonieta, Jane Lanvin, e as atuais princesas da Holanda e da Espanha, Queen Maxima e Princesa Letizia.
Mas afinal quais foram e quais são os segredos da família Mellerio para um sucesso de longa jornada? Para Emilie Mellerio a palavra da vez é resiliência. Para ela, uma família unida, criativa e disposta supera qualquer crise. Outro ponto importante é o conhecimento das raízes da família, a identidade e o DNA da empresa. Para ela que está na 15a geração, “você não sobreviverá durante 100 anos em um negócio se você não mudar. Aprenda a lidar com crises, identifique, as habilidades e aptidões de cada membro da família e invista nisso”, ressalta.
Outro ponto importante é racionalização dos processos, que só é possível através de uma boa governança corporativa e familiar. “Na Mellerio dits Meller, não existe um modelo restrito para escolher novos sucessores. Para nós, os jovens herdeiros devem ter experiências fora, trabalhar em outras empresas, mas não por muito tempo. Quanto as crianças, passamos nossos valores de forma lúdica. Trazemos-as na boutique e contamos histórias de nossos antepassados. É uma forma bem eficaz de ficaram conectados com suas raízes”.
Confira agora com exclusividade a entrevista com Emilie Mellerio para o Fórum Brasileiro da Família Empresária (FBFE):
FBFE – Como é trabalhar em uma empresa familiar que existe há 15 gerações?
Emilie Mellerio: É ao mesmo tempo uma grande responsabilidade e um desafio fascinante. Fazer parte desta longa dinastia, sendo um elo desta longa cadeia, dá muito mais significado para a vida profissional do que trabalhar em uma empresa qualquer. Há mais objetivo, mais coragem e mais impulso em qualquer decisão que tomamos.
FBFE– Existe muita pressão em cima de você de outros membros da família, tal como o seu pai?
E.M – Sim e não. Nem sempre essa situação é clara. Mas há sempre a sensação de que algo a mais é esperado de mim, e que eu não deveria nem decepcionar e nem falhar. No entanto, eu mesma coloco muita pressão sobre mim.
FBFE – Há alguma regra para trabalhar no negócio da família?
E.M – Acima de tudo, deve ser competente, e ter todos os requisitos esperados para o trabalho. Pedimos aos membros da família que desejam se envolver para ter uma experiência anterior em outros lugares, de preferência que seja relevante com a nossa empresa ou negócio. Nós também pedimos para compartilhar nossos valores e visão.
FBFE – Como o grupo enfrenta a concorrência?
E.M – É um grande desafio. Precisamos nos diferenciar e sermos mais criativos do que a concorrência. Precisamos contar outra história. Felizmente, existe hoje uma tendência a procurar mais autenticidade, um serviço mais personalizado e de luxo. Temos a história perfeita de posicionamento e legitimidade para responder a essa expectativa. Nós só precisamos torná-la conhecida sempre e seguir inventando novas maneiras de sermos nós mesmos.
FBFE – Em sua opinião, qual é o diferencial que Mellerio dits Meller tem em comparação as outras joalherias?
E.M – Nós desenvolvemos e mantemos um forte relacionamento com nossos clientes: eles confiam em nós e nós os conhecemos de uma geração para a seguinte. Quando eles vêm para nossa loja, eles sabem que vão ser servidos pelo mesmo vendedor que da última vez. O espírito de família é muito forte. Além disso, somos a última marca capaz de criar jóias personalizadas, seja qual for o orçamento.
FBFE – Qual foi a decisão mais importante de sua carreira até agora?
E.M – Quando aceitei me tornar presidente do conselho em 2013. Foi uma atitude que fez com que eu criasse ainda mais responsabilidade sobre a empresa. Eu fui a primeira mulher a ser eleita.
FBFE – Seu marido é diplomata e este ano será transferido para Israel. Você nos contou que decidiu sair do dia a dia da empresa para acompanhá-lo. Quão difícil foi deixar a empresa para acompanhar a família?
E.M – Muito difícil. Mas o equilíbrio entre a vida pessoal com a vida profissional é fundamental. É sempre um desafio nas empresas familiares para alcançar este tipo de equilíbrio, mas se ele não existir, todo mundo perde.
FBFE – Existe um plano de sucessão familiar?
E.M – Estamos trabalhando nisso, mas é um processo longo e em constante mudança. Não adianta ter um plano esculpido em pedra, especialmente quando a realidade muda tantas vezes e de maneira tão rápida.
FBFE – Em sua opinião, quais são os desafios para Mellerio dits Meller para o século XXI?
E.M – Ser capaz de reinventar-se e ao mesmo tempo permanecer fiel ao seu DNA.
FBFE– Existe algum plano para a empresa abrir o capital?
E.M – Nenhum mesmo. Um dos nossos pontos fortes, em um setor que se tornou altamente competitivo, com enormes grupos financeiros, é que nós permanecemos uma empresa pequena, flexível e independente. Por isso, é do nosso interesse mantê-la dessa forma.
FBFE – O que você acha de iniciativas como o FBFE que tem como objetivo capacitar e trocar experiências com famílias empresárias?
E.M – A plataforma multimedia da FBFE é fantástica. Ter um local onde conseguimos discutir e trocar experiências sobre cases é muito importante para a capacitação da família empresária. Eu fiquei super feliz em participar e espero ajudar outras empresas familiares com a nossa história.
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